Hoje recordo aqui um dos maiores comunicadores do nosso pais, Henrique Mendes.
Henrique Mendes nasceu a 2 de Janeiro de 1931 na Ajuda, começando a sua carreira no audiovisual como locutor da Rádio Renascença em 1950. Artur Agostinho decidiu dar-lhe uma oportunidade na televisão, e em 1958 apresentou o Festival da Canção, evento que voltou a apresentar por diversas vezes.
Na RTP apresentou também o Telejornal, sendo uma cara bastante conhecida dos portugueses, especialmente pelo público feminino, que o considerava um galã. Teve diversos problemas na altura da revolução dos cravos, tendo que emigrar para o Canadá com a sua segunda mulher, a actriz Glória de Matos.
Fundou uma rádio, apresentou noticiários e tornou-se uma cara querida da comunidade portuguesa nesse país. O amigo Raul Solnado ajudou para que regressasse a Portugal em 1979, onde voltou à Rádio Renascença, assumindo o cargo de director de programas, mas continuando a dar voz a inúmeros programas, estando na rádio 18 anos.
Emídio Rangel decidiu apostar nele para apresentar programas na SIC, e foi ele a cara do mega sucesso Ponto de Encontro, para além de ter apresentado também o Caça ao Tesouro. Foi também actor na série Médico de Família, tornando-se de novo uma personalidade muito querida dos portugueses.
Faleceu a 8 de Julho de 2004, dois anos depois de ter sido considerado pelo Expresso uma das figuras mais importantes do último quarto de Século do nosso país.
0 blogger-facebook:
Enviar um comentário