... da Maga Patalógika - Ainda sou do tempo

segunda-feira, 11 de junho de 2018

... da Maga Patalógika


Era uma das minhas vilãs preferidas, uma das personagens mais interessantes da Disney e era sem sombra de dúvida o maior inimigo do Tio Patinhas.

A Maga Patalógika (Magica de Spell) foi mais uma criação de Carl Barks, que decidiu dar ao Tio Patinhas um inimigo mais interessante do que os Irmãos Metralha. A sua primeira aparição foi em 1961, e logo aí disse ao que vinha, ela queria roubar o maior tesouro do Patinhas, a sua moeda número 1.

Barks inspirou-se na actriz Sophia Loren, dando um aspecto mais sensual à personagem, fugindo do visual básico de bruxa feia com verruga no nariz. As suas histórias foram evoluindo, passou de um aspecto mais vilanesco, para um mais "simples", mais de desenho animado e as próprias aventuras também começaram a reflectir isso. Mesmo assim, foi dos piores inimigos do Patinhas, sempre muito perto de roubar a moeda e de a derreter no vulcão do monte Vesúvio.

Até chegou a viajar no tempo, para roubar a um Patinhas criança a sua primeira moeda, falhando por pouco no seu intento. O seu maior obstáculo aparecia na figura dos sobrinhos, especialmente os do Donald. que ajudavam a impedir a bruxa de conseguir aquilo que queria. A sua primeira aparição no Brasil foi na revista Pato Donald nº568, de Setembro de 1962.

Foram raras as histórias de Maga que não gostei, a personagem começou a aparecer para além das histórias do Patinhas, especialmente na companhia da sua amiga Madame Min. Eram engraçadas as histórias em que a Maga tinha que reportar a um conselho de bruxas, que achava que ela falhava no seu trabalho, porque ficava só concentrada no roubo da moeda.

Ela também tinha pouca paciência para a paixoneta da Min pelo Mancha Negra, e em algumas histórias interagiu também com outros vilões das revistas Disney, nunca correndo muito bem para as outras personagens. Não tardou para aparecerem histórias produzidas no Brasil, algumas pela mão de Ivan Saidenberg, e como era comum ao autor, o humor estava bem presente nessas aventuras.

Especialmente pelo destaque se dava ao seu corvo, o Laércio, que não tinha o mesmo destaque do gato da Min, mas nestas histórias dava o ar da sua graça. Quem mais era fã da Maga?









Já aqui falei dos Vilões da Disney e dos Irmãos Metralha podem verificar nos links. As imagens de histórias foram retiradas do excelente blog Histórias Comentadas.

Sem comentários:

Publicar um comentário