... do Batatoon - Ainda sou do tempo

segunda-feira, 27 de maio de 2013

... do Batatoon


O Batatoon foi um dos programas infantis de maior sucesso em Portugal, foi transmitido pela TVI no final da década de 90 e foi um caso sério de popularidade no nosso País.

Sempre existiram programas com Palhaços na Televisão Portuguesa, existiu o Circo Alegria na RTP e na própria TVI foi transmitido um programa com o nome Vamos ao Circo, mas foi em Novembro de 1998 que se decidiu criar um programa de Palhaços que transmitisse também Desenhos Animados, tivesse sketches divertidos, números musicais e muitos passatempos e concursos didácticos e muito divertidos.

O palhaço Batatinha (António Branco) já era bastante conhecido do público Português, e juntamente com o seu parceiro Companhia (Paulo Guilherme) apresentou diversos programas e especiais televisivos e foram por isso a aposta lógica da produtora Miragem, que em Novembro de 1998 convence a TVI a transmitir um programa infantil diário, o Batatoon.

De um momento para o outro aquilo tornou-se um caso sério de popularidade, vendendo Merchandising de todo o tipo (cd's, material escolar, revistas, etc) e dominando por completo as audiências. Era transmitido em directo e com muito público infantil para vibrar e aplaudir os convidados musicais ou participar nos concursos que animavam o programa.

Também haviam algumas reportagens e sketchs humorísticos, e claro os desenhos animados, que incluíram alguns grandes sucessos como a Lenda do Zorro, Samurai X, Navegantes da Lua, Cow and Chicken, Dartacão ou Digimon.

O exagero do Batatinha conquistava as pessoas, todos se riam quando ele agarrava no comando gigante e dizia "Comando na mão, e carrega no botão" ou quando fingia entregar uma prenda ao telespectador mandando o artigo contra o cameraman. Havia também o Microgaitas (microfone do Batatinha) e o sapo Xixi (DJ que punha músicas) entre outras personagens que compunham o elenco do programa.

O programa chegou ao fim, segundo o que se diz, após uma discussão acalorada (chegando a vias de facto supostamente) entre os 2 palhaços no programa de 15 de Março de 2002, levando então a que o Batatoon chegasse ao fim e só voltasse a ser transmitido em 2006 aos Domingos de Manhã. Nunca mais voltou a ter o sucesso que tinha no começo do Século XXI, mas deixou a sua marca na história televisiva.











6 comentários:

  1. Pois, chegaram a vias de facto e parece que foi uma grande palhaçada. Segundo me disseram pessoas que trabalhavam no Chapitô na altura, o "Batatinha" quando despia o fato de palhaço não era assim uma pessoa tão simpática como isso... lol
    Mas gostava do programa na altura.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era não, eu conhecia-o, não morava muito longe de onde eu morava.

      Eliminar
  2. Dizem que essa história da porrada não passa de um boato urbano que alguém disse que tinha visto, mas não aconteceu nada. Quem presenciou diz que as camaras não captaram nenhuma imagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim por isso pus tudo meio "supostamente" :) enfim daquelas coisas que nos acompanhará sempre lol

      Eliminar
  3. Há também um boato urbano que me contaram em que um miúdo no programa pede ao Batatinha para dizer uma coisa e acaba por dizer "Batatinha, vai para o c**alho!", ao que o dito cujo disfarçou imediatamente cantarolando: "Baralho! Baralho!"

    ResponderEliminar