quarta-feira, 24 de outubro de 2012

... dos Bonecos Marvel da Disvenda e da Gulliver



Ainda sou do tempo em que não havia muita variedade de merchandising relacionada com Super-Heróis, por vezes eram só os livros ou a ocasional colecção de cromos ou calendários, e quando aparecia algo novo era normal que as crianças ficassem doidas com esse brinquedo. Era o caso dos bonecos em PVC da Disvenda, ou os da Gulliver no Brasil, simples bonecos estáticos presos numa base mas que nos divertiam imenso e com os quais fingíamos ter grandes aventuras.

No blog http://geracaoheidi.blogspot.pt tive a oportunidade de ver fotos desses bonecos (dos quais cheguei a ter um Homem-Aranha e um Hulk), segundo a publicidade que saiu numa caderneta do Homem-Aranha, eram 20 bonecos (pintados de uma forma bem irregular por vezes) que nos deixavam extasiados com o facto de termos ali os nossos heróis para podermos brincar. Isto tudo foi lançado na década de 70 e ainda havia alguns na década de 80 para o nosso divertimento.

No Brasil havia umas edições do género (dos quais chegaram alguns a Portugal já que tive um Capitão América daqueles) lançados pela Gulliver e que tinham um pouco mais de qualidade do que aqueles da Disvenda. Mas o conceito era o mesmo, um boneco estático numa posição de ataque e colocado numa prancha para ficar em demonstração numa estante qualquer.

Logicamente que muitos de nós brincávamos na mesma com eles, apesar de o único que dava para brincar a sério era o Surfista Prateado (já que era habitual ele estar numa prancha),

A cor nos bonecos da Gulliver eram mais brilhantes, e alguns deles eram iguais aos da Disvenda, enquanto que outros eram personagens diferentes numa colecção e noutra apesar da pose ser a mesma e perceber-se que o molde do boneco também. São bonecos raros hoje em dia, e que atingem bons preços em sites de leilões por pessoas que querem assim recordar um pouco melhor a sua infância. Eu gosto bastante destes bonecos e tenho uma boa lembrança deles, mesmo aqueles da Disvenda que pareciam pintados por crianças de 5 anos.






7 comentários:

  1. Em 1º lugar, parabéns pelo blog... reconheço mtas das coisas da minha infância e lembro-me perfeitamente destes bonecos, os meus, com os quais passava horas e horas de brincadeira, estão guardados em caixas em casa dos meus pais...
    Eram um espectáculo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo :) e devias colocar isso numa estante :) se não quiseres apita que eu guardo e coloco numa :D

      Eliminar
  2. "Imaginem-no, em casa duns amigos a jantar.
    "Tá" um amigo a dizer:
    -Eh pá, quem tem feito um bom serviço a combater o mal? É aquele tipo que anda aí com uma fatiota vermelha com um raio desenhado no peito.
    E o Shazam, sem crer, distraído mas ao mesmo tempo orgulhoso, porque tão a falar dele, no fundo disse:
    -Mas quem? O Shazam?
    PATAPAM!!!
    Entra um raio pelo tecto da casa dos amigos, eh pá um prejuízo gigantesco, capaz de alguem se aleijar, e a identidade secreta a ser revelada, por uma estupidez de uma distracção.
    Imaginem a casa toda de pantanas, de repente está um tipo musculadíssimo com uma fatiota vermelha, com um raio ao peito, sentado à mesa, com a colher de sopa ainda na mão a dizer:
    EH PÁ PEÇO IMENSA DESCULPA."

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente nesta altura ainda não colecionava figuras... lol
    Se eu soubesse antes o que sei hoje...
    :P

    ResponderEliminar
  4. Saudações do Brasil! Como eu gosto mais da DC, eu tinha os bonecos da Gulliver do superman, do batman e do aquaman. Mas tinha da marvel também, o homem de ferro, o namor, e Gavião negro, se é que era conhecido assim também aí em Portugal

    ResponderEliminar