quarta-feira, 20 de maio de 2020

... da Ana dos Cabelos Ruivos


A doce Ana conquistou-nos a todos, e foi um dos maiores sucessos no Agora Escolha.

Ana dos Cabelos Ruivos foi mais um daqueles desenhos animados carregados de emoção, seguindo as pisadas de tantos outros daquela década. Este Anime produzido em 1979 pela Nippon Animation, é baseado num livro de Lucy Maud Montgomery (Anne of Green Gables) de 1908, um livro que já vendeu mais de 50 Milhões de exemplares. Foram 50 episódios a mostrar a vida de Ana Silvestre, uma pequena menina orfã de cabelos ruivos. que tinha sido adoptada por dois irmãos idosos.

A história passa-se no Canadá, quando os irmãos Marília e Matias decidem adoptar um rapaz. Mas em vez disso quem aparece na quinta deles é Ana, que esbarra na indignação de Marília que não admite este engano, e apesar das súplicas da pequena orfã, vai até ao orfanato reclamar do sucedido. Pelo caminho ouve a história de Ana e comove-se de tal forma que decide ficar na mesma com ela, algo que deixa o seu irmão bem feliz, já que também ele tinha-se comovido com a pequena de cabelos ruivos.


Com o tempo contagia-os com a sua boa disposição, e os seus sonhos inocentes e encantadores. Mas não foi uma tarefa fácil, passando por diversos incidentes, alguns bem cómicos, e fazendo várias amizades pelo caminho. Algumas vezes até com pessoas que não simpatizavam com ela logo no começo, e por ferver em pouca água, chega a ter alguns dissabores na escola, algo que acaba por ultrapassar.

Estreou na RTP2 em 1990, e alguns anos mais tarde ganhou nova vida no Agora Escolha. Teve uma dobragem Portuguesa com nomes como Emília Silvestre, Jorge Mota, Paula Seabra, Jorge Mota ou Isabel Alves. A paixão por esta série é intensa, e a prova disso foi dada quando a Planeta Agostini decidiu lançar isto em dvd. Eles queriam usar a dobragem original, algo que só foi possível com a ajuda dos fãs. Estes ajudaram na recuperação do áudio de diversos episódios, já que a RTP não tinha isso em arquivo.

Ficou a faltar o primeiro episódio, mas tudo ficou resolvido quando grande parte do elenco regravou as suas falas, ajudando assim os fãs a terem uma colecção de fazer inveja. As meninas adoravam esta série, os sonhos de Ana e a sua inocência e energia conquistavam esse público, mas também não passava despercebido a alguns membros do sexo masculino, tornando-se por isso um grande sucesso.






4 comentários:

  1. Um dos meus desenhos animados favoritos. Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. A minha Ana dos cabelos ruivos. Acho que por isso gosto tanto de uma bela cabeleira ruiva 😁

    ResponderEliminar
  3. Este e as Misteriosas cidades de ouro, dois dos meus preferidos 🙂

    ResponderEliminar