quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

... da Viúva Porcina


Relembro hoje uma das personagens mais marcantes da história da televisão, interpretada magistralmente por Regina Duarte.

Em 1985 estreava a novela Roque Santeiro, que conquistou tudo e todos, tanto em Portugal, como no Brasil. Parte do sucesso devia-se a um conjunto de personagens memoráveis, como era o caso da Viúva Porcina, uma força da natureza que apaixonou o Brasil.

Regina Duarte deu vida a esta falsa viúva, uma farsa montada pelo Sinhozinho Malta, o coronel que mandava na cidade. Porcina seria a viúva do falecido Roque Santeiro, mas era na verdade amante de Malta. Uma mulher extravagante e espalhafatosa, que dava nas vistas na pacata Asa Branca. Tinha uma relação intensa com Sinhozinho, interpretado por Lima Duarte, com muitas discussões, seguida por momentos de paixão com o seu "cachorrinho".

Facilmente reconhecida pelas suas roupas coloridas, turbantes estampanantes e batons vermelhos, Porcina destacava-se na cinzenta Asa Branca. Sempre que aparecia ouvíamos a música Dona, que ajudou a popularizar a canção.



Era apoiada pela sua fiel criada, isto apesar de ser tratada por criatura, ou com um grito feroz "Miiiiirnaaaaa", e ainda o seu capataz Rodésio. Para além do coronel, Porcina vive momentos tórridos com a personagem de Fábio jr., que proporcionou cenas cómicas nos seus encontros as escondidas.

Apesar da sua forma de estar, ou por causa disso, tornou-se uma das favoritas do público, com a personagem a mudar de rumo com a volta do seu "marido". Nas cenas com José Wilker, abordou-se o lado mais humano, com a viúva a ganhar mais consciência, e a não alinhar em todos os esquemas de Malta.

No final, ao estilo de Casablanca, opta por ficar com Sinhozinho,  vendo partir Roque num avião particular. Foi o final escolhido por Dias Gomes, escritor do começo e final da trama, mas não era esse o desejo de Aguinaldo Silva, que ajudou a desenvolver parte da trama, e a queria ver partir com Roque. Fala-se que havia um final em que ficava  com Rodésio, algo que seria interessante, mas seria um pouco estranho devido ao triângulo amoroso que exista.









0 blogger-facebook:

Publicar um comentário