segunda-feira, 1 de julho de 2019

... dos X-Files (Ficheiros Secretos)


Foi uma das séries de mais importantes da década de 90, com as frases "I want to believe" e "The truth is out there", a aparecerem um pouco por todo o lado.

Ficheiros Secretos (Arquivo X no Brasil, X-Files no original) foi um marco na Televisão, a série esteve no ar quase 10 anos, de 1993 a 2002 com 9 temporadas. Foram 202 episódios que deram origem ainda a 2 filmes anos mais tarde, e um regresso à televisão recentemente, num nova temporada. Em Portugal foi transmitido pela TVI na segunda metade da década de 90,, tornando-se uma das imagens de marca do canal, e no Brasil foi transmitido pela rede Record

A Segunda feira à noite era sagrada, todos sabíamos que era dia de X-Files, e por isso a seguir ao jantar, mudávamos para a TVI para assistir a mais um episódio desta série, que nos conquistava com as suas teorias da conspiração, a abordagem constante à possibilidade da vida Alienígena entre os Humanos, e o carisma dos seus 2 protagonistas.

David Duchovny era Fox Mulder, um agente do FBI que crê no Sobrenatural e na existência de vida Extra Terrestre, vivendo atormentado pelo rapto da sua irmã (segundo ele por aliens) e ganhando com isso inimigos, para além de ser alvo de gozo dentro do FBI. 
A sua parceira Dana Scully, interpretada por Gillian Anderson, servia como uma âncora para a realidade, com o seu sentido céptico da vida, a tentar encontrar sempre razões lógicas, e explicações científicas para as teorias de Mulder.




A série vivia do mistério nos seus plots, do suspense e de alguma acção temperada Q.B. com alguns momentos de humor, e até alguma química romântica entre os 2 protagonistas. Durante as primeiras sete temporadas, há uma evolução na história que permite descobrir que existia realmente uma invasão Alienígena, com a própria Scully a render-se às evidências que culminam no rapto de Mulder por parte desses aliens (uma forma de afastar o actor devido a conflitos em tribunal entre ele e os produtores), que é assim substituído pelo actor Rober Patrick (John Dogget) nas duas últimas temporadas, com Mulder a aparecer apenas esporadicamente.

Scully recebe ainda a ajuda de Monica Reyes (a actriz Annabeth Gish) que acaba por ficar como protagonista quando Scully abandona o FBI. A série tinha ainda 2 personagens muito importantes, o supervisor de Mulder e Scully, Walter Skinner(Mitch Pilegi) e o Smoking Man (William B. Davis), para além de outras que apareciam regularmente, como o grupo de geeks a quem os agentes pediam ajuda em alguns casos.

Uma série que marcou a cultura Pop e ainda hoje é referenciada como uma das melhores da televisão. Nem sempre tinha paciência para os constantes monstros diferentes todas as semanas, mas gostava de alguma das teorias e o fio condutor das histórias da série.












0 blogger-facebook:

Publicar um comentário