quinta-feira, 7 de março de 2019

... do Nokia 6600


Um dos primeiros "smartphones", e um dos modelos mais populares da Nokia, o 6600 foi um sucesso de vendas, sendo usado ainda hoje por muitas pessoas.

A Nokia lançou o 6600 a 16 de Junho de 2003, com pompa e circunstância, como o seu topo de gama e direccionado aos homens de negócio. Com um preço de 600€, o telefone não era para qualquer um, mas havia razão para isso, já que era um dos produtos mais avançados da altura.

Vendeu mais de 150 Milhões de unidades, tornando-se um dos telemóveis mais vendidos de todos os tempos, e Portugal não foi excepção, com o modelo a ser um caso sério de sucesso, o maior desde o 3310.

Não era fã do aspecto dele, e achava-o meio "matacão", mas aquilo tinha uma razão de ser, tornando-o resistente a choques e salpicos. Tinha uma câmera VGA, 0,3 MP, bluetooth, um leitor de música e um de vídeo, e foi dos primeiros a ter uma slot para cartão de memória. Usava o sistema Symbyan OS 7.0s, com muitas aplicações disponíveis, algumas delas inovadoras, um amigo meu tinha uma que lhe permitia controlar o leitor de áudio no PC à distância  por exemplo.

Jogos, leitores multimédia, temas e muito mais podia ser instalado via Java ou Epoc (os ficheiros .sis), o que ajudou a ficar muito popular entre os nerds tecnológicos. Deixou de ser fabricado em 2007, mas a prova da durabilidade do aparelho, é que ainda hoje é usado em algumas partes do mundo.














0 blogger-facebook:

Publicar um comentário