quarta-feira, 20 de março de 2019

... do jogo World Cup Itália 90


Lembro-me de jogar isto pela primeira vez, numa máquina arcade, de um café onde os meus pais me tinham levado depois de jantarmos fora. Mas foi a versão para o Mega Drive que me apaixonou, mesmo com todas as suas falhas.

 O jogo foi lançado em Novembro de 1990, pela Sega e Vitgin, para o Mega Drive, apesar de ter existido também uma versão Arcade, um pouco diferente. Nessa versão, os jogadores eram maiores, e a visão era lateral, mas na Sega, víamos basicamente as cabeças dos jogadores, já que víamos de cima para baixo.

Tínhamos um menu com um mapa mundo, com quase todas as selecções apuradas para o evento, e escolhíamos o país com que queríamos jogar e o modo, se era amigável ou logo o torneio em si. Na escolha de equipe, os nomes eram falsos, e apareciam umas estatísticas, que nos tentavam ajudar a escolher os melhores.

Em algumas selecções, não havia muito para escolher, só tínhamos 4 médios para uma táctica 4-4-2, por exemplo. Tudo muito básico, mas em linha com o que conhecíamos e tínhamos visto até então, e nos gráficos a mesma coisa. O relvado e a baliza até estavam bem feitos, e existia uma animação simples, quando marcávamos golo, que nos deixava entusiasmados (outros tempos).

O som não era grande coisa, mas também o normal para a altura, deixava-nos embrenhados no jogo, e isso era suficiente. Depois vem a jogabilidade, sendo miúdos não podíamos pedir melhor, a  bola colava-se aos pés e pronto, A para rematar, B passes longos e C cortes/passes curtos. No remate aprendíamos que na diagonal era grande a probabilidade de golo, e quando os outros tinham a bola, podíamos fazer carrinhos à vontade, já que não havia árbitros.

O jogo teve algum sucesso, também não havia muita escolha, e começou a perder para os Super Kick off e Sensible Soccer, que ofereciam outras coisas. No entanto a Sega fez vários pacotes da consola com o jogo, e por isso este deve ter sido o primeiro jogo de futebol para muitos.












0 blogger-facebook:

Publicar um comentário