sexta-feira, 1 de março de 2019

... da Família Bellamy


Tivemos sempre acesso ao que de melhor se fazia pelo Reino Unido, e  Família Bellamy é um belo exemplo disso mesmo.

Upstairs, Downstairs foi transmitida pela ITV entre 1971 e 1975, passando por cá na RTP a partir de 1973, sendo repetida na década de 80 nos seus dois canais. Foram cinco temporadas, num total de 68 episódios, alcançando um sucesso considerável, tanto no seu país, como no nosso.

Apesar de ser uma série dramática, o humor britânico estava presente, mostrando a diferença de classes entre uma família de alta burguesia, e os seus empregados. A trama situava-se entre os anos 1903 e 1930, mostrando o declínio da aristocracia britânica, e outros acontecimentos históricos, mostrando como a Inglaterra reagiu a eventos como a Primeira Grande Guerra.

Cada temporada representava um certo período de anos, e com isso íamos assistindo à evolução da história, ao declínio de uma família de alta burguesia, e como esta reagia aos eventos históricos. Mas o mais interessante era mesmo a relação entre estes aristocratas (upstairs), e os seus funcionários (downstairs). Aliás era aí que se encontrava também os melhores momentos de humor.

Fez sucesso também nos Estados Unidos, mostrando a qualidade do seu texto, e das interpretações do seu elenco. Uma série que ainda hoje mostra sinais de poder ombrear com as melhores produções televisivas do momento.
















0 blogger-facebook:

Publicar um comentário