terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

... do Snoopy


Hoje recordo uma das maiores personagens de BD de todos os tempos, o cão mais cool de sempre, o Snoopy.

Snoopy foi criado em 1950, por Charles M. Schulz, para ser o animal de estimação de Charlie Brown, e rapidamente tornou-se a personagem mais popular de Peanuts, e um sucesso de merchandising a nível mundial. Inspirado no cão que tinha tido na infância, Schulz desenhou-o como sendo da raça beagle. Durante os 2 primeiros anos, Snoopy portava-se muito como um cão normal, andando em 4 patas e nem falava, falando pela primeira vez a 19 de Outubro de 1952. Era por balões de pensamento que víamos as suas falas, e ele começou a ganhar algum destaque, interagindo com os outros personagens, percebendo tudo o que estes lhe diziam.

As mudanças foram graduais, primeiro começou a dormir em cima da barraca, e depois começou a ganhar uma série de alter egos, alternando entre os sonhos e a vida real. A mais popular era a de aviador, onde se vestia a rigor com um capacete, óculos de aviação e imagina a sua casota como um avião, e tentando fugir das balas do seu inimigo, o Barão Vermelho.

Depois há o Joe Cool, que não faz nada a não ser ficar encostado a uma parede com um ar fixe, e chega até a ser um escritor famosos, usando uma máquina de escrever no topo da sua casota. Mas volta e meia era diversas coisas, como um jogador de Hóquei no gelo, um patinador olímpico ou até um advogado.


Na vida real, fazia a vida do seu dono um inferno, mas era-lhe muito fiel e demonstrava gostar muito dele. Jogava na sua equipe de Basebol, e tinha uma relação peculiar com alguns dos amigos do seu dono. Com Lucy passava a vida a beijá-la, apesar do nojo que esta sentia depois., já Peppermint Patty não se importava nada com os seus beijos, em parte porque no começo achava que ele era apenas um rapaz.

O pássaro amarelo Woodstock é o seu melhor amigo, aparecendo com ele tanto nas tiras como nos desenhos animados. Snoopy apareceu em todos os especiais e séries televisivas, que a dada altura teve também o seu nome no título. Isto levou a que começasse a ser muito usado no merchandising, aparecendo um pouco por todo o lado.

Tive muita coisa do Snoopy, desde bonecos a puzzles de deslizar, passando por cadernos e alguma roupa. O meu filme preferido com ele, é o especial de acção de graças, onde ele resolve tudo de uma forma bem interessante, e nas tiras adorava a sua dança especial. Dei o nome de Snoopy ao meu primeiro cão, e isso mostra como gostava da personagem.

Muitos acham que o destaque que foi conquistando na BD, fez com que esta perdesse alguma qualidade, porque tinha outro tipo de personalidade.

Não deixa de ser um ícone da BD, e é considerado uma das 10 personagens mais populares do género.















0 blogger-facebook:

Publicar um comentário