domingo, 3 de fevereiro de 2019

... do Sinhozinho Malta


Uma das personagens mais queridas das telenovelas, Sinhozinho Malta foi magistralmente interpretado por Lima Duarte na novela Roque Santeiro, e o seu bordão "Tô certo ou tô errado", ficou na memória de todos nós.

Francisco Teixeira Malta, conhecido como Sinhozinho Malta, era o manda chuva não oficial de Asa Branca, a cidade conhecida pelo seu santo padroeiro, Roque Santeiro. O actor Lima Duarte deu vida a esta personagem, que apesar de ser um dos vilões da trama, era também protagonista de muitos momentos de humor, especialmente ao contracenar com sua paixão eterna, a viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte.

Conhecido pela sua fazenda enorme, e sua criação de gado, odiava ser chamado de Coronel, mas ao mesmo tempo não se importava do respeito que lhe tinham e usava isso para controlar tudo e todos, inclusive o prefeito da cidade.

Foi dele a ideia de explorarem o mito Roque Santeiro, e de criar a personagem Viúva, e ficou por isso furioso quando se descobriu que este estava vivo e de volta a Asa Branca. Criou-se um triângulo amoroso com a viúva, e todo o sucesso comercial e turístico ficou ameaçado, chamando-o por isso de Carcará sanguinolento.


Usava o capataz da sua fazenda para serviços sujos, tentando matar várias personagens da trama, mas depois vinham os momentos de humor, seja a ajeitar o seu capachinho (Lima Duarte já era careca), seja a girar o seu pulso, abanando a sua pulseira e dizendo "Estou certo ou estou errado?".

Apesar de ser dito com um tom ameaçador, o público ria-se e achava piada ao bordão, tornando-se imensamente popular, tanto no Brasil, como em Portugal. Outros momentos de humor, vinham da sua relação com Porcina, com este a imitar um cachorro, lambendo a mão da sua dona.

A relação conflituosa com a sua filha, também ajudou a humanizar a personagem e mostrava todo o talento do actor. Uma grande personalidade da história da TV.












0 blogger-facebook:

Publicar um comentário