quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

... do Rambo


Uma das personagens mais marcantes do cinema, Rambo faz parte da galeria de heróis de acção, e tornou-se um símbolo dos anos 80.

Sylvester Stallone interpretou pela primeira vez esta personagem em 1982, e assim como com Rocky, o primeiro filme foi mais pessoal, com mais história e bastante elogiado pela crítica. A primeira aparição de John Rambo foi então em First Blood (Fúria do Herói), onde víamos um veterano do Vietname a sofrer com o seu regresso a casa.

Ao chegar a uma pequena cidade, sofre com a perseguição dos polícias locais, e acaba por ter que fugir e fazer com que toda a força policial fosse atrás de si. Neste filme a acção é menos explosiva, já que Rambo usa tácticas de guerrilha, usando o que encontra na floresta da cidade, existindo muito combate corpo a corpo, e mostrando como uma boa faca podia ser muito útil.

A faca de Rambo ficou famosa, todos queriam uma, e o visual do herói com uma fita na cabeça foi muito popular na década de 80. Não foi por isso de espantar que saísse uma sequela, o que veio a acontecer em 1985, e nesta segunda parte ele volta ao Vietname, para libertar uns prisioneiros de guerra. Neste filme, o nosso herói é mais violento, utiliza bastantes armas, e está bastante mais musculado.

Existia bastante merchandising à venda relacionado com a personagem, e por isso em 1988 sai mais uma película, onde o herói fica quase uma caricatura, com o exagero nas cenas de acção e explosões a torto e direito. Pelo meio existiu também uma série de desenhos animados, livros de banda desenhada e livros baseados na personagem.

Em 2008, Stallone ressuscitou a personagem, e o sucesso do filme fez com que já esteja a ser feito uma sequela.













0 blogger-facebook:

Publicar um comentário