... do Gelado Epá ter uma pastilha enorme no fundo - Ainda sou do tempo

domingo, 1 de julho de 2018

... do Gelado Epá ter uma pastilha enorme no fundo


Como muitos da minha geração, o meu primeiro gelado da Olá, foi o Epá. Era o que reunia mais consenso entre os mais velhos, isto apesar de não serem fãs daquilo que apelava aos mais novos, a pastilha elástica  que se encontrava no fundo da embalagem.

O gelado Epá surgiu pela primeira vez nos cartazes da Olá em 1973, chamando a atenção por ser um gelado rico em cálcio, sendo basicamente feito só com leite. A embalagem consistia numa espécie de copo de plástico (em formato de cone), e comíamos tudo com uma colher de plástico, até chegar ao final onde encontrávamos uma pastilha elástica.

No auge da popularidade das pastilhas, o gelado tornou-se um pouco mais popular, e a Olá apostava nisso, fazendo anúncios em que promovia o facto de trazer uma pastilha dentro do copo. Aliás a "mascote" que promovia o produto, era um menino a fazer um balão de pastilha, simples e directo.

Logicamente que eles sabiam que o facto de ser basicamente leite gelado num copo, não apelaria às crianças mas sim aos mais velhos, e para que estes não recusassem, criaram a tal pastilha no final.


A questão é que a tal pastilha nem era das melhores, eu não era fã, e isso devia-se em parte por estar ali congelada, ficando dura como tudo e era bastante maior do que as outras pastilhas, tornando-se complicado o uso dos maxilares a mastigar aquilo.

O preço do gelado ajudava à sua popularidade, ficava sempre ali no meio da tabela, entre os mais caros e os mais baratos. No tempo em que o comprava, oscilava entre os 20 e os 30 escudos. Não era fã da pastilha, mas gostava do sabor do mesmo, apesar de saber que era basicamente só leite.

Entre 1980 e 1982, teve a companhia de um irmão, com um sabor a morango acho, mas que não vingou e desapareceu dos cartazes da Olá, ao contrário do Epá, que é um dos clássicos e apenas não apareceu no de 1986.

A pastilha foi diminuindo de tamanho, e nos anos 90 começou a ter a companhia de outros gelados de leite (estes com pau como os restantes), com o mais popular a ser o Mini Milk.

Quem mais era fã dele?









Sem comentários:

Publicar um comentário