... da série Os Vingadores - Ainda sou do tempo

quarta-feira, 4 de julho de 2018

... da série Os Vingadores


Foi uma das séries mais populares dos anos 60, e quando passou por cá, provou essa popularidade, com os portugueses a ficarem  fãs das aventuras deste grupo. A prova disso, está nas audiencias que isto ainda tem nos dias de hoje, ao ser transmitido pela RTP Memória.

The Avengers estreou em 1961, e esteve no ar durante toda a década de 60, com o último episódio a ser emitido em 1969. Uma produção da ITV, através de um dos seus estúdios, ABC, que anos mais tarde viria a ser conhecido como Thames Television. Foram 6 temporadas, num total de 161 episódios, com os primeiros 26 a serem transmitidos a preto e branco, e os restantes a cores.

Com uma hora de duração, foram emitidos na RTP ainda nos anos 60, sendo repetidos por diversas vezes ao longo das décadas, sempre com algum sucesso. Junto com o Santo, foram duas séries de espionagem que apaixonaram os portugueses.

O programa tinha aquela combinação certa de humor, mistério e acção, como só os ingleses sabiam fazer. Vi isto pela primeira vez numa das suas repetições nos anos 80, e fiquei fã da fase em que a assistente era a bela e inteligente Emma Peel (interpretada por Diana Rigg), de resto confesso que era série que não me seduzia muito.


Mas existiram outras assistentes, Venus Smith (vivida por Julie Stevens), Cathy Gale (Honor Blackman) e por fim Tara King (Linda Thorson), todas elas secundavam na perfeição o protagonista John Steed (Patrick Macnee), o carismático investigador de mistérios. Mas isto tudo foi só a partir da segunda temporada, já que na primeira, Steed era uma personagem de apoio, o protagonista era o Doutor David Keel (Hendry).

A série ia mudando o estilo conforme a assistente, ora tinha mais Acção, ora mais comédia, umas vezes roçava o impossível, outras era bastante realista. Não desgostei da fase com Honor Blackman, tinha acção, e a química entre os 2 protagonistas ajudava a que os episódios tivessem outro encanto. Mas gostei mesmo foi de Rigg, além de a achar lindíssima, acho que o humor e a interacção entre os dois era muito boa.

Quem era fã deste herói cavalheiro? O estilo com chapéu de coco e guarda chuva era algo que lhe dava muita personalidade.