... do Naranjito - Ainda sou do tempo

domingo, 3 de junho de 2018

... do Naranjito


O blog acaba de ultrapassar a marca de 13 Milhões de visitantes :) muito obrigado a todos que o visitam regularmente, ou ocasionalmente. Hoje recordo a mascote do Mundial de 1982, o Naranjito.

Os Mundiais de futebol tiveram sempre uma mascote, e em 1982 os espanhóis optaram por não escolherem algo que nos fizesse lembrar logo o seu país, mas sim uma laranja antropomórfica. A personagem foi criada pelos publicitários Maria Dolores Salito e José María Martin Pacheco, que criaram isto numa agência de Sevilha, recebendo pelo seu trabalho 1 Milhão de Pesetas.

O Naranjito não foi bem recebido, existiram muitas críticas, as pessoas esperavam algo mais patriótico, mas com o passar do tempo começaram a identificar-se com a mascote e ainda hoje é recordada com saudades por Nuestro hermanos. Naranjito trajava o uniforme da selecção espanhola, e foi muito bem aceite pelas crianças, tanto que chegou a ter um desenho animado, onde nos ensinava mais sobre o futebol.

Foram 26 episódios produzidos pela Radiotelevisão Espanhola, com a duração de 20 minutos e que nos ensinava mais sobre o mundo do futebol. Por cá chegou a ser transmitido pela RTP, como foi em muitos países logicamente. A Federação espanhola recuperou rápido o dinheiro que pagou pela criação da mascote, com uma grande quantidade de merchandising a ser vendida um pouco por todo o lado.

T-shirts, bonecos, porta-chaves, de tudo um pouco com a figura desta simpática laranja. Por cá lembro-me até de um anúncio a uns matraquilhos, com a mascote a promover os mesmos.










Sem comentários:

Publicar um comentário