quinta-feira, 24 de maio de 2018

... do Windows 95


Foi o sistema operativo que ajudou muitos a trabalharem facilmente com um pc, e a sua importância foi tanta que ainda hoje se utilizam algumas das funcionalidades que foram introduzidas ali.

Lançado a 24 de Agosto de 1995, o Windows 95 foi um sucesso avassalador, e revolucionou o mercado dos sistemas operativos para sempre. Com o codinome Chigago, a Microsoft apostou forte no lançamento deste SO, com uma campanha de marketing que envolvia nomes como os Rolling Stones, e o uso da sua música Start me up, para publicitar o uso do botão Start.

Esta era uma das grandes novidades apresentadas, um botão que dava início ao Menu Iniciar, algo que juntava para os utilizadores os programas mais importantes a usar no seu dia a dia. Isto ajudou a que muita pessoa pudesse finalmente aprender a usar um computador, com um SO que fundia o MS DOS com o Windows, e era esteticamente bastante agradável (para a altura), usando para isso 32 bits.

Para além disso, a interface era muito amigável, a barra de tarefas permitia ver todas as janelas em uso, que se podiam colocar em cascata e assim alternarmos entre as várias janelas. Por incrível que pareça, antigamente não era chegar e ligar algo ao PC, mas com o Windows 95, tudo se tornou mais fácil, bastava ligarmos um rato ou teclado, e este seria logo reconhecido.


Não foi por isso de estranhar a loucura por parte das pessoas, que corriam às lojas para ir buscar um software, fruto do boca a boca que se gerava, e da campanha da Microsoft. Os anúncios eram mais que muitos, e até estrelas como os actores de Friends, foram contratados, para publicitar o artigo. O Windows 95 foi o primeiro a trazer o Internet Explorer, ajudando também a facilitar e popularizar o acesso à internet.

Os 300 Milhões de dólares gastos pela Microsft no marketing, foram rapidamente recuperados, com a empresa a vender cerca de 40 milhões de unidades e lucrando mais de 8,6 biliões de dólares.

Apesar de ter sido substituído por diversas versões, a importância dele fez com que a Microsoft só parasse de dar suporte ao SO em 2001. Quem usou um computador com isto?



















0 blogger-facebook:

Enviar um comentário