... do Sabão Azul e Branco - Ainda sou do tempo

sexta-feira, 11 de maio de 2018

... do Sabão Azul e Branco


Se houvesse realeza no mundo dos sabonetes, não haveria dúvida de quem seria o rei. O Sabão Azul e Branco é bem conhecido por todos, era usado para lavar roupa, para lavarmos o cabelo, ou simplesmente para lavarmos as mãos.

O Sabão azul e branco,  também conhecido como sabão Offenbach, é produzido em Portugal desde 1850, e rapidamente se tornou um produto usado por tudo e por todos. Conhecido pelo seu cheiro característico, este sabão é apreciado também por ser muito mais eficaz na limpeza do que outros produtos do género.

Por alguma razão era usado na desinfecção de médicos e enfermeiros nos blocos operatórios, e muitas pessoas usam para lavar o cabelo, devido a um mito que diz que ajuda a prevenir a queda dele. Este produto é muito parecido com o Sabão de Marselha, e é composto por gordura saponificada, água e silicatos, sendo fabricado em barras azuis (por vezes rosas), com um peso que varia entre as 400 e 1500 gramas.

Durante muitos anos, era sentir este cheiro quando passávamos perto de algum local com tanque de lavar roupa, já que era usado pelas nossas mães e avós para esse efeito, sendo que o sabão Clarim era o mais popular.

Um produto que ainda é fabricado, mas já longe da popularidade que já teve. Curiosamente existem várias marcas de detergente de roupa, que usam o cheiro deste sabão, para promover o seu produto.