... do Menino Tonecas - Ainda sou do tempo

quarta-feira, 30 de maio de 2018

... do Menino Tonecas


Uma personagem que ganhou uma nova vida nos anos 90, graças à interpretação de Luís Aleluia, que a tornou imensamente popular para toda uma nova geração.

As origens desta personagem remontam a 1934, altura em que surgiu no programa Senhor Doutor, uma comédia radiofónica do Rádio Clube Português. O autor José Oliveira Cosme, que tinha escrito os textos que eram utilizados no programa, aparecia como professor, enquanto que Henrique Samorano fazia de menino Tonecas.

O programa desaparece, quando deixam de ter patrocinador, voltando anos mais tarde, em 1945, no programa Emissões Recreativas, com o sub titulo, Diálogos com o menino Tonecas, desta feita com João pereira Sousa a dar voz ao menino traquinas. Mas em 1996 esta personagem aparecia no horário nobre da RTP, e foi um sucesso absoluto.


Já aqui falei desse programa, que trouxe o grande Morais e Castro no papel de professor, enquanto que Luís Aleluia dava vida ao travesso Menino Tonecas. Numa altura em que a SIC dominava as audiências, este programa conseguiu ter excelentes números, e popularizar o actor de tal forma que ficou para sempre associado a esta personagem. O programa esteve no ar até 1999, mas foi repetido pelo Canal 1 por diversas vezes. sempre com sucesso.

Aleluia conseguia incorporar na perfeição a traquinice de um menino travesso, isto apesar das suas rugas claro, e as suas expressões faciais casavam na perfeição com o que se pretendia com os textos, dando uma piada extra à coisa.

Apresentava-se sempre de uma forma desengonçada, atrapalhada, e exalava uma ingenuidade que parecia mesmo o de uma criança que não sabe que está a ser traquinas. Mas para além de não saber as coisas, pode-se dizer que esta criança era mesmo mal comportada, mas eram outros tempos e até se achava piada à coisa, apesar de que se fosse na vida real, nada daquilo seria aceite.