... da colecção de livros Arrepios - Ainda sou do tempo

terça-feira, 8 de maio de 2018

... da colecção de livros Arrepios


Nos anos 90, existia uma colecção de livros que mostrava terror aos adolescentes com alguma comédia à mistura. Os Arrepios fizeram sucesso um pouco por todo o mundo, e Portugal não foi excepção.

O autor Robert Lawrence Stine (mais conhecido por R.L. Stine), decidiu apresentar uns livros de terror que todos pudessem ler, apostando então num estilo que apresentava as histórias com algum humor, conquistando assim o público adolescente.

A linha Goosebumps, conhecida por cá como Arrepios, teve sessenta e dois livros, publicados entre 1992 e 1997. Foram editados por cá pela AbrilControljornal, que fazia bastante publicidade à linha nas suas revistas de banda desenhada, tentando assim chegar a um público mais juvenil. Mais tarde a Porto Editora lançou por cá a série Goosebumps HorrorLand, mas sem o mesmo sucesso.

A linha original teve uma grande aceitação, os livros eram apresentados com protagonistas adolescentes, com a história a ser narrada na primeira pessoa, apresentando aventuras carregadas de um terror sobrenatural, muitas vezes com um final surpreendente.


Como o público alvo era os mais novos, o terror apresentado nunca era muito intenso, para além de ter muitos clichés do género. No entanto, as histórias eram envolventes e bastante interessantes, e para quem se quer iniciar no género, era uma excelente porta de entrada.

Foi também realizada uma série baseada nos livros, que também foi transmitida por cá, transmitida entre 1995 e 1998. Alguns dos títulos também foram lançados sob a forma de filmes, provando o sucesso da linha.

Foi por isso natural que o autor continuasse a escrever outros livros, mantendo sempre o sub título Goosebumps. No Brasil, os livros são lançados pela editora Fundamento, mantendo o título original da série.