... dos Patinhos - Ainda sou do tempo

terça-feira, 6 de março de 2018

... dos Patinhos



A música dos Patinhos, recuperou uma tradição da RTP que remonta aos seus primórdios, o de existir um vídeo animado a "mandar" as criancinhas para a cama. De 1998 a 2005, foi esta a canção que apaixonou toda uma nova geração, e gerou um fenómeno de merchandising como há muito não se via por cá.

Os Patinhos foram uma criação de Rui Cardoso, que realizou o vídeo produzido pela Animanostra, enquanto a voz de Teresa Sobral dava vida a este pequeno patinho. A música era uma adaptação de um clássico infantil, "Todos os Patinhos sabem bem nadar,"que ficou a cargo de Paulo Curado, adaptando a letra para algo mais adequado a quem tivesse a ir para a cama.

Assim como Os Meninos Rabinos, O Ouriço ou o Vitinho, também isto era transmitido ali em horário nobre, a seguir ao Telejornal e indicando assim às crianças que era chegada a altura de ir para a cama. Nele víamos um pequeno patinho a subir ao palco de um qualquer teatro, ou sala de espectáculo, perante uma plateia de patos e patas que viam assim ele a cantar a música, enquanto vários dançarinos em pijama actuavam atrás dele.

O sucesso foi tanto que foram editados vários cd's, dvd's, bonecos pvc, material escolar e uma quantidade enorme de merchandising. Recordem aqui a letra e o vídeo:

Todos os patinhos acabam de brincar
Acabam de brincar
Os pijamas vão vestir e os dentes vão levar
Os pijamas vão vestir e os dentes vão levar

É que esta hora é hora de ir dormir
É hora de ir dormir
Mas ainda há tempo para uma história ouvir  
Mas ainda há tempo para uma história ouvir

Pais, mães ou avós, à cama lhes vão dar
À cama lhes vão dar
Um beijo de boa noite e a luz apagar
Um beijo de boa noite e a luz apagar