... dos Filmes do Herbie - Ainda sou do tempo

quinta-feira, 22 de março de 2018

... dos Filmes do Herbie


Era um clássico da Primeira Matiné da RTP, um típico filme para ser transmitido ao domingo à tarde, e que faz assim parte do imaginário de muitos que cresceram na década de 80.

A Disney era mais conhecida pelos seus filmes de animação, mas também produzia filmes com actores de carne e osso, e dentro desses, apareceram uns em que a personagem principal era um carro, o Herbie. Tratava-se de um Volkswagen carocha, todo branco, com o número 53 pintado na lateral e frente do carro, e com umas riscas brancas, vermelhas e azuis a dividirem o veículo ao meio.

Mas o Herbie não era um carro normal, tinha uma mente própria e tomava decisões por si mesmo, para além de conseguir se movimentar sem condutor, e de ser um excelente concorrente em corridas de automóveis. O primeiro filme, Love Bug, estreou a 1968, e em 1974 surgiu a primeira sequela, Herbie rides again, seguida por uma aventura em Monte Carlo, em 1977.

Em Herbie goes bananas, de 1980, o carro vive a sua aventura mais maluca, a bordo de um navio e foi esta a última incursão no cinema, só voltando ao grande ecrã em 2005, que tinha Lindsay Lohan como condutora do simpático carocha. Pelo meio houve um filme feito só para televisão, em 1997, com o mesmo nome da primeira película e que mostrava as origens deste peculiar automóvel.

Como em tantos heróis daquela altura, Herbie vivia uma aventura sempre com pessoas diferentes, ajudando uma família diferente a cada película, como era tradição nesses tempos. Qual o vosso preferido?