... do Mimo da TMN - Ainda sou do tempo

quarta-feira, 14 de março de 2018

... do Mimo da TMN


Foi em 1995 que surgiu o primeiro telemóvel pronto a falar, sem assinatura mensal e com um cartão recarregável, o Mimo. Uma criação da Markimage, tornou-se a imagem de marca da companhia de telecomunicações, e ajudou a que o aparelho se tornasse indispensável na vida dos portugueses.

A TMN apareceu em 1992, resultando de uma parceria entre a Marconi, os CTT e a TLP, tinha o prefixo 0936, e foi uma das pioneiras deste sector de telecomunicações em Portugal. Passado dois anos foi integrada na Portugal Telecom (uma empresa que surgia da fusão dos TLP, Marconi e Telecom), e no ano seguinte lança o primeiro cartão pré pago de que há memória, o Mimo.

Pedro Pereira da Silva, director de marketing da TMN, contacta o presidente da empresa de publicidade Markimage, Adriano Eliseu, para idealizarem uma campanha que reforçasse o novo produto que iam lançar, um cartão pré pago. para que conseguissem destronar a Telecel da liderança desse sector.

Os anúncios eram interpretados por Fernando Ascenção, e a ideia transmitida era: "Se quer mimar o seu filho, a sua mulher, a sua empregada.. dê-lhes um Mimo, eles merecem". O sucesso foi imediato, e o primeiro telemóvel a ser lançado com este cartão foi o Alcatel HC 400, que para além de receber e efectuar chamadas, permitia receber SMS, e controlar o saldo disponível.

Em 1997 já a TMN era a líder do mercado, e o Mimo tornou-se sinónimo do aparelho em questão, as pessoas não pediam telemóvel, pediam um Mimo. Alguém teve um?