... da serie Alentejo sem Lei - Ainda sou do tempo

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

... da serie Alentejo sem Lei


Uma mini série da RTP, que misturava ficção com realidade, mostrando-nos um Alentejo ao estilo do velho Faroeste Norte Americano.

João Canijo teve a ideia para esta mini série depois de ter lido livros de Brito Camacho, conseguindo com que a RTP ficasse interessada e encomendasse então 3 episódios, que seriam transmitidos em horário nobre, entre 05 e 19 de Janeiro de 1991. O argumento ficou a cargo de Canijo, que também realizou a série, e Paulo Tunhas, com um elenco que contava com nomes como Rita Blanco, António Feio, Rogério Samora, Nuno Melo, Miguel Guilherme e Vítor Norte entre outros.

Na série tivemos direito a ver Herman José num papel diferente do habitual, como um vilão maquiavélico, saindo do registo a que estávamos habituados a vê-lo. Isabel de Castro fazia a narração, e começámos então a seguir a história do Alentejo em 1850, em especial um grupo de justiceiros, conhecido como o Bando do Zarolho.

Uma terra sem lei, que vivia as consequências da guerra civil entre liberais e absolutistas, e tornou-se uma zona de duelos e guerrilhas entre diversas facções, apresentadas numa mistura de acção, drama e algum humor.