... do programa Clubíssimo - Ainda sou do tempo

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

... do programa Clubíssimo


Este foi mais um daqueles programas de variedades, tão comum na RTP dos anos 80, que era transmitido ao Sábado à noite, onde os actores e as suas rábulas eram intercalados por actuações de artistas que estavam na moda. Confesso que não conseguia gostar deste género, aborrecia-me a constante cantoria a intercalar com a história do "episódio", porque em algumas ocasiões, os programas eram melhores em texto/actores, do que em canções/cantores.

O Clubíssimo estreou a 7 de Maio de 1988, da autoria de Francisco Nicholson, que fazia os textos em conjunto com António Pinho e Pedro Bandeira Freire. A música ficava ao cargo de Jaime Oliveira e a direcção de actores era feita pelo grande António Montez, num elenco que contava com nomes como Henrique Viana, António Feio, José Pedro Gomes ou Helena Isabel. Teve 12 edições, acabando em Janeiro de 1989, num episódio em que destruíram todo o cenário.

No estúdio do Cinema Europa foi montado um cenário duma sofisticada discoteca, onde o gerente J. Nunes (Henrique Viana), recebia os seus clientes e os convidados especiais, que animavam as noites do clube em conjunto com o grupo de bailarinas. António Feio era o Barman Dionísio, Helena Isabel dava vida à menina do bengaleiro Odete, e José Pedro Gomes era o secretário Tobias.

Pela parte musical passaram nomes como Raul Ouro Negro, Vitorino, Rádio Macau e José Cid entre outros, enquanto que como clientes, apareceram actores como Manuel Cavaco, Fernando Mendes, Rui Mendes ou Lurdes Norberto. Quem via?