... do GeoCities - Ainda sou do tempo

terça-feira, 3 de outubro de 2017

... do GeoCities


Quem não criou uma página no GeoCities? No final da década de 90, e começo do Século XXI, era o portal que todos usavam para criar o seu próprio "site", tudo de uma forma relativamente simples e que originava páginas sobre tudo e mais alguma coisa.

David Bohnett e John Rezner criaram este portal de hospedagem em 1994, e em 1999 foram adquiridos pelo gigante Yahoo!, que deu um boost ao serviço e o tornou um dos mais populares em todo o mundo. No Japão ainda existe, mas desde 2009 que foi encerrado tanto nos Estados Unidos, como na Europa.

No começo, o portal era dividido por vizinhanças, cada uma correspondente a um tema/assunto e no qual se encontrariam as páginas relacionadas com isso. Mais tarde, optou-se por criar urls, como se de sites se tratasse e fez com que todos que utilizassem a internet, quisessem criar a sua própria página.

Os designs eram sempre básicos, e os utilizadores abusavam sempre nos extras que podiam colocar, criando páginas entulhadas de lixo visual, mas que na altura se considerava giro e divertido. Alguém por aí criou alguma?