... do Programa Apanhados do Joaquim Letria - Ainda sou do tempo

terça-feira, 19 de setembro de 2017

... do Programa Apanhados do Joaquim Letria


Já aqui falei do grande Joaquim Letria, mas hoje recordar aquele que foi o programa que o tornou ainda mais popular junto dos portugueses, os Apanhados. Com a colaboração de nomes como Guilherme Leite e Manolo Bello, foi um sucesso na nova grelha da RTP1 e tornou-se um caso sério de popularidade.

A primeira vez que vimos apanhados, foi no começo da década de 80, no programa Tal e Qual, que era apresentado por Joaquim Letria. Tornou-se então uma constante na carreira do apresentador, e quando este esteve à frente do Já Está, lá voltaram os apanhados, e pouco tempo depois a RTP decidiu que era altura de ele apresentar algo que consistisse só em rubricas de apanhados.

Estreou na nova grelha do Canal 1 em Setembro de 1992, numa segunda feira em pleno horário nobre, e no qual Joaquim Letria mostrava-nos 2 situações em que uma equipa de actores, com Guilherme Leite em destaque, que protagonizavam sketches em que iam para rua tentar apanhar os portugueses desprevenidos.

Guilherme Leite ganhou alguma popularidade com o seu à vontade e jeito natural nas rábulas apresentadas, e quando Manolo Bello chateou-se com Letria, acusando-o de não pagar o combinado, levou o actor consigo para a SIC, apresentando algo do género no mítico Minas e Armadilhas. Joaquim Letria chegou a confessar que sentiu-se aliviado com o final do programa, já que apesar do dinheiro que recebia, ficava aborrecido por não poder ir a lado nenhum sem que o chamassem "senhor dos apanhados".