0

Eu era fã do Sítio do Picapau Amarelo, e como tantos outros, tinha uma especial predilecção (e até algum receio) pela vilã da série, a famigerada Cuca. Apesar da sua aparência meio desengonçada, ou também talvez por isso, a sua voz, expressões e forma de agir, faziam com que algumas crianças ficassem com algum medo da personagem.

Curiosamente na obra de Monteiro Lobato, a Cuca apareceu somente num livro (do SACI) e de uma forma fugaz, deixando no ar como seria a verdadeira aparência desta vilã. mas o que dava a entender, era de que se tratava de uma bruxa fantasiada de jacaré. Quando a Rede Globo cria a mítica série de que todos nos recordamos, decide explorar o lado mitológico e que apelasse para a fantasia e imaginação dos mais novos, fazendo com que fosse um Jacaré.

A primeira versão da série dos anos 70 e 80, apresentava então uma Jacaré gorda e descabelada, com uns olhos avermelhados escondidos por debaixo do cabelo e uma barriga cheia de listas coloridas. Nesta versão, foram várias as actrizes dentro do fato, Dorinha Duval em 1977 e alguns episódios de 1980, partilhando esse ano com Stella Freitas, que tinha interpretado a personagem em 1978 e 79. Catarina Abdala foi a que teve mais tempo dentro do fato, de 1981 a 86, cedendo a vez para Rosana Israel.


Quando a Globo reviveu a série nos anos 2000, decidiu torná-la mais feminina, tendo mais os contornos de uma mulher, apesar de continuar a ter a forma de jacaré. Foi passando por várias variações de bonecos de jacaré, até que em 2007 Solange Couto apareceu, como uma mulher escamosa com unhas pontiagudas mas sem o aspecto asqueroso de jacaré.

Curiosamente, em 2005 decidiram retornar a um aspecto mais grotesco, chegando a ser tão, ou mais, assustador para as crianças, do que a versão original. Mas voltaram pouco tempo depois a uma versão feminina, e menos exagerada. Nesse ano, foi feita uma música cantada por Cássia Eller, uma versão do Cuca vai pegar.

No desenho animado, era apresentada de uma forma exagerada, com uma boca exageradamente grande, e nos livros de banda desenhada (da editora Globo), a aparência era esguia, mas a forma era definitivamente de um jacaré.

Quem mais tinha receio de quando aparecia a Cuca e tentava invadir o Sítio?
















Enviar um comentário Blogger