0

Foi uma das figuras da NBA dos anos 90, ficando conhecido tanto pela sua qualidade de jogador como pela sua excentricidade dentro e fora do campo.

Dennis Keith Rodman nasceu a 13 de Maio de 1961 em New Jersey, tendo ficado famoso pela sua imagem de bad boy, que ajudou a cultivar com as diferentes aparições televisivas que efectuou, para além das suas atitudes dentro de campo, entrando em diversos conflitos com oficiais de jogo e jogadores adversários.

Tendo passado uma infância complicada, deu nas vistas no basquetebol universitário, indo jogar para os Detroit Pistons em 1986. A equipa, com nomes como Isiah Thomas e Joe Dummars, era a ideal para o estilo de jogo mais duro de Rodman, que saltava do banco e mostrava toda a sua qualidade nos ressaltos, dando o seu contributo para que a equipa se apurasse para os playoffs.

De 1986 a 1989, nunca foi titular efectivo, mas saltava do banco sempre com qualidade, e com números, que fizeram com que fizesse parte da lista dos melhores defesas do campeonato. No virar de década, começou finalmente a assegurar um lugar dentro de campo, e tornou-se o melhor defesa da NBA, sendo constantemente elogiado e ganhando diversos prémios, ajudando a que a equipa fosse à final dos playoffs e conseguisse o seu segundo título, derrotando os Portland Trail Blazers.

Na época de 1991-92 conseguiu um total de 1,530 ressaltos, um recorde que prevalece até os dias de hoje, e o seu estilo de jogo duro continuava a fazer com que desse nas vistas, mas tudo mudou em 1993, quando se divorciou da sua mulher e começou a ter uma fase complicada, onde se entregou ao Álcool e drogas, chegando inclusive a pensar em se suicidar.


Mudou-se em então para San Antonio, onde se juntou aos Spurs de David Robinson e começou a jogar como um Power Forward e a mostrar a sua imagem de bad boy, rapando e pintando o cabelo sempre com cores muito berrantes, e entrando em conflitos com jogadores adversários e com os árbitros das partidas que participava.

Mesmo assim, conseguiu mais uma vez ser o melhor nos ressaltos, e a fazer parte dos melhores do campeonato, apesar da equipa não ir longe nos playoffs. Na época de 1994-95, entrou em grandes conflitos com a direcção do clube, sendo castigado e suspenso em diversas ocasiões. Mesmo assim, conseguiu mais de 800 ressaltos, e juntou-se à equipa dos melhores da época. Na temporada seguinte, ajudou a que a equipa fosse à final contra os Houston Rockets de Hakeem Olajuwon, que conseguiu levar a melhor sobre os Spurs de Robinson e Rodman.

Em 1995, e já com 34 anos, foi para os Chicago Bulls de Phil Jackson e Michael Jordan, para substituir Horace Grant, algo que foi considerado um erro e um grande risco para os Bulls. Mas a verdade é que Dennis integrou-se na perfeição, sendo um bom complemento para o mágico Jordan e o trabalhador Pippen. Foi essa equipa que bateu o recorde da NBA, vencendo 72 dos 82 jogos da temporada, um número fantástico que premiava um colectivo que tinha grandes vedetas a trabalhar em conjunto.

Jogou em Chicago quase até o final do Século, saindo na temporada de 1997-8, conseguindo três títulos consecutivos e chegando assim aos cinco campeonatos conquistados. Nos Bulls teve também algum dos seus momentos mais dramáticos, com as lesões a continuarem a apoquentar o seu jogo, e as suspensões por mau comportamento, como o pontapear um cameraman ou o dar uma cabeçada num árbitro. Mesmo assim, chegou por diversas vezes à melhor equipa do campeonato e a conseguir sempre o título de mais ressaltos por jogo.

Até o final do Século jogou ainda pelos Lakers e os Mavericks, mas nunca de forma regular e abandonando assim uma carreira que teve tanto de brilhante como de polémica. Fora de campo, deu nas vistas pelas suas relações com Madonna e Carmen Elektra, nas suas participações em filmes de Hollywood e programas de televisão e em 2013 chegou a visitar a Coreia do Norte, ficando amigo do ditador e tudo.

Foi também uma presença regular no Wrestling, vencendo vários jogos e títulos na WCW, onde a sua personalidade polémica dava ainda mais nas vistas. Mesmo assim, deixou o seu nome impresso na história do basquetebol, e será para sempre lembrado por isso.





Enviar um comentário Blogger