0

Uma figura incontornável do nosso futebol, todos sabem quem é Fernando Chalana, um dos melhores futebolistas portugueses de todos os tempos.

Fernando Albino de Sousa Chalana nasceu a 10 de Fevereiro de 1959, no Barreiro, começando a sua carreira futebolística no Barreirense, antes de rumar ao Benfica, em 1974, ainda nas camadas jovens. Teve a sua primeira internacionalização aos 17 anos, contra a Dinamarca, começando a aparecer na equipa principal do Benfica, deslumbrando tudo e todos com o seu pé esquerdo.

De 1976 a 1984, ajudou o clube da luz a vencer cinco campeonatos e três taças, saindo do clube depois do brilharete que fez no Europeu de 84 em França, assinando pelo Bordéus e ficando a jogar nesse país. Foi apelidado de pequeno génio, devido à sua qualidade técnica e ao seu tamanho, que lhe permitia driblar e fugir aos adversários de uma forma fantástica. Foram dos pés deles que saíram os passes, que deram origem a muitos dos golos que Portugal marcou nesse europeu, e volta e meia ele próprio marcava o seu golo também.

Em França ficou conhecido por Chalanix, numa referência a Astérix, realçando assim a sua força dentro de campo, o tamanho que tinha e o seu bigode proeminente, que chamava a atenção daqueles que nem ligavam muito a futebol. Por cá tanto o seu bigode e cabelo, originaram muitos comentários e expressões que viraram lugares comuns.

Marcou 33 golos pelo Benfica, em 193 jogos, enquanto que em França, fez 22 jogos pelo Bordéus e marcou 2 golos. Devido a algumas lesões, nunca se afirmou por terras gaulesas, regressando ao clube da luz em 1987, onde apesar de estar longe da sua forma, ainda fez alguns apontamentos de interesse, marcando 4 golos nos 32 jogos que fez até 1990. Começou a perder espaço dentro de campo, e foi para outros emblemas clássicos da capital, terminando a sua carreira dois anos depois, após duas temporadas, uma ao serviço dos Belenenses e outra representando o Estrela da Amadora.

Treinou as camadas jovens do Benfica, tornando-se depois adjunto de muitos treinadores principais que passaram pela Luz, antes de se retirar por completo do mundo do futebol. Quem era fã?














Enviar um comentário Blogger