0
Foto de Armazém Leonino

Era uma das figuras do Sporting quando comecei a seguir o futebol mais a sério, e tenho-o na memória como um dos grandes "capitães". Venâncio era o típico central de marcação, duro e muito forte no jogo aéreo, tendo jogado de leão ao peito por quase uma década.

Pedro Miguel Regateiro Venâncio nasceu a 25 de Novembro de 1963, em Setúbal, começando a dar nas vistas na formação dos Sadinos e sendo assim contratado pelo Sporting em 1981, para a sua equipa de júniores. Na época seguinte estreou-se na equipa principal, e em 1984 John Toshack aposta em definitivo no jogador, dando oportunidade para formar uma dupla com outro jovem central, Morato.

Apesar de não vencer nenhum grande título, vai sendo aposta regular dos muitos treinadores que vão passando pelo banco dos leões, num dos períodos mais conturbados da história do clube. Sendo uma das figuras principais do Sporting, normal ser escolhido como capitão a dada altura, confirmando assim a sua presença na história dos verdes e brancos.

Foi chamado para a selecção nacional, onde foi marcando presença até que um problema que tinha nos joelhos o impediu ser mais regular dentro de campo. Concentrou as suas atenções no Sporting, onde formou ainda dupla com o central brasileiro Luisinho, saindo somente na temporada de 1992/93, passando a braçadeira de capitão para Jorge Cadete e sendo substituído na defesa pelo Holandês Stan Valckx.

Jogou ainda mais duas temporadas, pelo Boavista, conquistando uma Supertaça e abraçando depois a carreira de treinador, onde foi adjunto por diversas vezes no Sporting (estando na equipa técnica de Inácio, na conquista do título), e foi o treinador dos Iniciados do clube, saindo na temporada de 2016/17, tendo conquistado um campeonato nesta categoria.

Quem se lembra deste jogador?












Enviar um comentário Blogger