0

O Teletexto ainda existe, mas longe da popularidade que teve por cá na viragem do Século, altura que a RTP apostou em força neste tipo de serviço. Notícias de jornais, informações úteis e guia de programação, eram algumas das coisas que podíamos ver no nosso televisor, isto para além de salas de chat.

O sistema de Teletexto foi desenvolvido no Reino Unido, sendo implementado na década de 70, possibilitando a todos que tivessem um televisor com sistema PAL, o acesso a informações úteis, como notícias nacionais e internacionais, previsão do tempo ou a programação dos canais, entre outras coisas. Era como um sistema de internet,

Em Portugal apareceu em 1997, com a RTP a prestar este serviço público, que fez muita pessoa comprar um televisor com sistema PAL, para poder usar este sistema. Os outros canais disponibilizaram também o Teletexto, mas o da RTP era o mais popular, e muitas pessoas usavam o sistema de chat para marcar encontros.

Ainda é usado hoje em dia, especialmente na legendagem para deficientes auditivos, mas com a popularização das boxs de televisão, e da internet, está longe do uso que se dava no final do Século XX.












Enviar um comentário Blogger