0

Juntamente com o mIRC, o MSN Messenger era o sistema de chat por excelência de quem começou a usar a internet no virar de Século. Permitia conversas mais pessoais, webcam, jogos visualmente mais atraentes e outras brincadeiras que divertiam o pessoal. Durou 14 anos e ainda hoje é recordado com saudades por muitos de nós.

O MSN Messenger começou a sua actividade em 1999, desenvolvido pela Microsoft, tratava-se de um sistema de chat entre clientes de PC, gratuito e bastante apelativo. Até o final do Século, permitia que, para além do texto e mudanças que se podia fazer no mesmo, pudéssemos fazer alterações na janela de chat, com especial incidência no facto de podermos colocar uma imagem para nos identificar, ficando numa pequena janela visível tanto para nós, como para com quem falávamos.

Foi com o aparecimento do XP que começaram as grandes mudanças no programa, como conversas de voz, ou o facto de podermos criar chats em grupo. Podia-se utilizar na mesma em versões antigas do Windows, apenas foi-se cada vez mais estreitando a ligação entre o sistema operativo e o programa de chat. Em 2002 já podíamos ouvir música, transferir ficheiros, webcam e no ano seguinte começaram a aparecer mudanças para podermos alterar o tema da janela, os avatares personalizados e uma galeria extensa de emotions para animar as conversas do pessoal.


Em 2005 surgiram os Wink, emotions animados e que podiam abanar a janela, sendo a última grande alteração durante o nome MSN Messenger, já que foi nessa altura que começou a ser conhecido como Windows Live Messenger, ficando assim até 2013 onde foi descontinuado para dar lugar ao Skype.

Todos temos um carinho especial por este sistema. Era engraçado podermos alterar a nossa foto e o nosso "nome", podendo casar as duas coisas de uma forma divertida. A dada altura ainda era possível um texto por baixo do nosso nome, onde podíamos colocar algo para dizer se estávamos disponíveis ou não. Quem nunca fez um "nudge" para abanar a janela de chat? Foi o Rei destes sistemas de conversação e nunca se entendeu bem o porquê de o descontinuarem. Quem mais tem saudades?














Enviar um comentário Blogger