0

Eu era um daqueles habituais no vídeo clube do meu bairro, e como acontecia com todos os regulares, existiam "fases" de aluguer. A fase dos filmes de comédia, dos de animação ou por exemplo os de horror. Nessa última fase vi de tudo que me aparecia pela frente e um dos que me chamou logo a atenção foi o Fogo Maldito de Clive Barker.

Já tinha tido contacto com alguns livros de Barker, por isso quando vi o nome dele na capa da k7 vhs tive logo que alugar o filme. O facto de ter uma personagem cheia de pregos na cabeça também ajudou nessa escolha, claro. Hellraiser saiu em 1987, ficando com o nome Renascido do Inferno no Brasil e Fogo Maldito por cá, baseado na obra Hellbound Heart de Clive Barker, que realizou e escreveu o argumento para o filme, que ainda hoje é considerado um dos melhores dentro do seu género.

O filme era original e fugia do padrão slasher que dominava o terror naquela década, abordando temas muito queridos ao autor como as questões morais que decidimos sob pressão de stress ou medo, sendo que o sado masoquismo marcava presença ao longo da história, especialmente no aspecto de obter prazer com a dor.


Frank Cotton (Sean Chapman) compra um cubo numa loja de antiguidades, e fica fascinado com o mesmo depois de saber que este é capaz de abrir um portal para uma dimensão onde o prazer reina e é o sentimento dominante. O nome porque era conhecido era de Configuração do Lamento, e quando Frank finalmente resolve o quebra cabeças nele, entra num reino habitado por umas criaturas disformes e deformadas, vestindo couro preto e conhecidas como Cenobitas.

O problema acontece quando Cotton percebe que os conceitos de prazer deles diferem drasticamente do seu, eles têm prazer com a dor e começam a provocar isso no seu corpo, rasgando-o com ganchos e correntes e torturando-o até ele obter prazer disso, condenado-o a uma eternidade para isso mesmo. Doug Bradley dá vida a Pinhead, nome por que ficou conhecido, apesar de na obra ser Priest e que o autor insiste para que o chamem dessa forma, já que considera pinhead pouco digno para a sua criação.

Frank consegue começar a fugir da dimensão dos Cenobitas, quando o sangue do seu irmão começa a regenerar o seu corpo desfigurado e ele convence a mulher deste (uma antiga amante sua) a atrair mais homens para a casa, para que eles os matem e Frank consiga recuperar a sua aparência. O problema é que um dia são surpreendidos pela sobrinha de Cotton, e esta rouba o cubo das suas mãos conseguindo também ela resolver o seu quebra cabeças (acidentalmente) e entrando em contacto com os Cenobitas. Ela tenta escapar do mesmo destino do seu tio, prometendo entregá-lo em troca da sua vida, mas mesmo cumprindo isso, vê-se atacada por eles e só escapa usando o cubo que devolve os Cenobitas para a sua dimensão. O filme acaba com ela a tentar destruir o cubo, mas sem sucesso, com este a acabar nas mãos do vendedor que o tinha vendido a Frank, oferecendo o cubo a outro cliente, proferindo a frase "o que lhe dá prazer, senhor?"

O sucesso do filme trouxe várias sequelas (algumas com sucesso) e um remake feito em 2014.






















Enviar um comentário Blogger