0

El Verano Azul foi uma das séries de maior sucesso no nosso país, colocou uma geração inteira a assobiar o genérico e a ficar fã do grupo de miúdos e do velho marinheiro Chanquete. A série retratava o Verão na perfeição, com a diversão de passar as férias com amigos na praia, as paixões e namoricos típicos da estação e com muita aventura a mistura.

Verão Azul foi uma produção da TVE, gravada entre Agosto de 1979 e Dezembro de 1980 na localidade de Nerja. Foi transmitida em 1981 e o sucesso foi tanto que passou a ser repetida durante vários anos nas próximas duas décadas. Apesar de ter apenas 19 episódios, foi um êxito no nosso país também, transmitida pela primeira vez em 1982, foi repetida várias vezes durante os anos 80, tornando-se um dos símbolos do programa Agora Escolha.

Na série podíamos acompanhar um grupo de jovens com idades entre os 8 e os 17 anos, que estava a passar férias na costa sul de Espanha. O programa falava de temas como o divórcio, especulação imobiliária, o podermos protestar pelos nossos direitos ou o conflito entre gerações, marcando todos aqueles que a viram. O episódio em que morre o velho marinheiro, que era como que um avo para eles, mostrou a todos como a morte faz parte da vida e o impacto que deixa nos jovens.


Pilas Torres era Bea, uma menina bonita que fez muito jovem se apaixonar e juntamente com Miguel Angelo Varelo, o gordito Piraña, tornaram-se os favoritos do público. Acompanhados por Desi (Cristina Torres), Javi (Juan Jose Artero), Pancho (Jose Luiz Fernandez) e Tito (Miguel Joven) vivem grandes aventuras, contando com o apoio de dois adultos, o velho marinheiro Chanquee (Antonio Ferrandis) e Júlia (Maria Garandon) uma pintora solitária que simpatiza com o grupo.

As discussões de Javi com o seu pai, os problemas que existiram quando os jovens decidem ajudar num protesto contra uma imobiliária, ou a morte de Chanquete são algumas das cenas mais marcantes de uma série com um dos genéricos mais animados de sempre, com as crianças divertidas a assobiarem enquanto andam de bicicleta. Quem se lembra?










Enviar um comentário Blogger