0

Um daqueles brinquedos que atravessa gerações, mas já não tem a mesma popularidade que ainda gozava na década de 80, onde se encontravam crianças em todo o lado a divertirem--se com os Berlindes ou guelas como alguns chamavam.

No Brasil é conhecido por bolinha de gude, mas por cá berlinde foi o mais popular, sendo que alguns deles tinham nomes particulares, como o abafador, a leitosa ou a bazuca. Compravam-se em diversos sítios, individuais ou nuns saquinhos de rede, e depois trocavam-se com outros colegas ou ganhava-se, e perdia-se, em jogos.

A forma mais popular de jogar isto era desenhar um círculo no chão e tentar com o polegar que o nosso berlinde afastasse os outros. Mas existiam outros jogos, como as 3 covinhas, esta variante consiste em fazer um percurso de ida e volta no qual o jogador tem que colocar o seu berlinde (bolica) dentro de cada cova, podendo também acertar nos berlindes dos adversários, afastando-os das covas por forma a dificultar as suas jogadas. O vencedor ganha o número de berlindes preestabelecido antes do jogo. Em algumas regiões as covinhas são cinco, sendo quatro na reta e uma na lateral formando um "L".

Quem jogava?













Enviar um comentário Blogger