0

Tsubasa foi um dos primeiros animes de grande sucesso em Portugal. Conhecido como Capitão Falcão na sua primeira passagem na RTP, a personagem virou uma febre com todos os jovens a ficarem fãs das jogadas mirabolantes que as personagens efectuavam, ou das defesas fantásticas dos guarda redes. Ficou para sempre conhecido pelo número de episódios que um jogo podia ter, algo que tivemos de novo mais tarde com as lutas do Dragon Ball.

A TV2 estreou este anime em 1993, dava pelo final da manhã na sua versão original e com legendas em português, o sucesso entre os mais novos fez com que a partir do episódio 57 este programa passasse a ser transmitido pelo Canal 1, desta feita na sua versão italiana, mantendo na mesma obviamente as legendas em português.

Baseado no Manga de Yoiishi Takahashi de 1981, a série pretendia promover o desporto no Japão, tornando-se um êxito lá e em outros países como Portugal, Itália ou Brasil. Originou mais séries, firmes e especiais, conquistando diversas gerações. Cá não fomos excepção, e já em pleno Século XXI foi um grande sucesso numa versão dobrada em portugues com o nome Oliver e Benji e transmitida no Canal Panda.


Tsubasa era um estudante japonês apaixonado pelo futebol, e muda-se para outra cidade de modo a poder ficar num dos colégios com melhores condições para a prática desse desporto. Por lá encontra Roberto, um ex jogador brasileiro que era amigo do seu pai e vira o seu mentor.

A rivalidade saudável com Benji dava outra emoção ao desenho, e começámos a ficar também apaixonados pelas outras personagens, como os gémeos ou o Mark Lander. Quem não era fã das jogadas fantásticas que efectuavam?














Enviar um comentário Blogger