0


Já aqui falei das Casal Boss, e hoje recordarei outra fábrica Nacional que marcou muitos de nós, a Famel. Sediada em Águeda, foi um dos maiores expoentes nacionais, sendo uma das marcas mais populares entre as décadas de 60 e 80.

A Famel dominou o mercado nacional durante três décadas, e muito disso foi devido aos motores Zundapp, conseguindo inclusive um acordo com a marca Alemã para que esta não fornecesse outras empresas nacionais. A empresa foi lançando modelos bastantes populares como o XF-17 (uma réplica de uma Suzuki Stinger), equipada com um motor Zundapp de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a água ou ar, tornou-se o supra-sumo da companhia e ainda hoje é procurada por muitos, que a querem ter na sua colecção para a poder restaurar.

Foi no final dos anos 70 que este modelo fez parte dos sonhos de muito jovem Português, mas outros modelos tiveram sucesso como a XF-21 que com a sua cor vermelha destacava-se bastante das demais, ou a XF-25, todas bastante populares nos anos 80. Assim como as outras marcas nacionais, a Famel sofreu dificuldades com a concorrência que sofreu com a entrada de Portugal na CEE, abrindo falencia em 2002 depois de inúmeros processos em tribunal. Quem teve uma?










Enviar um comentário Blogger