0

A colecção de livros Uma Aventura foi para muitos o que os livros dos Cinco foram para outros, mas estes eram uma produção Nacional, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Um grupo de jovens que se tinha aventuras de todo o tipo, umas mais emocionantes que outras, mas todas com algum teor educativo na sua essência.

A editorial Caminho apoiou esta iniciativa de duas professoras que queriam cultivar o gosto da leitura nos mais novos, começando esta "aventura" literária em 1985, sendo que actualmente a colecção tem cerca de 57 livros. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada tentavam fazer com que os seus alunos do 5º e 6º ano lessem mais, e usando o pseudónimo de Anel Alçães, começaram a produzir pequenos textos e a coisa foi desenvolvendo, tendo nascido assim Uma Aventura na Cidade.

Os protagonistas das histórias são cinco jovens: as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João. O cão das gémeas (Caracol) e o de João (Faial) por vezes também entram. Transcrevo a descrição habitual deles:

Gémeas Teresa e Luísa - São gémeas monozigóticas, com apenas uma pequena diferença que as distingue mas que é mantida em segredo. São as melhores amigas, e muito unidas. Segundo as autoras basearam-se em duas alunos suas, "duas gémeas deliciosas, vivas, divertidas, espertas, pareciam feitas de propósito para saltarem para dentro de uma história". O seu caniche Caracol participa em muitas da aventuras e já as ajudou algumas vezes, como no livro Uma Aventura em Lisboa.

Pedro - É um rapaz estudioso que tira boas notas e é considerado o mais inteligente do grupo, que mais tarde quer ingressar no curso de medicina. Vive com os seus pais e irmã. Segundo as autoras, é o "bom aluno, equilibrado, inteligente, leitor".

Chico - Entusiasta por desportos e que não gosta de ficar quieto muito tempo. É o mais corajoso e destemido do grupo. Não tem medo de uma briga, mas nunca com miúdos. Tem um irmão mais velho. Segundo as autoras é o "eterno reguila, o pior nas aulas, o melhor no pátio, sem saber o que há-de fazer a tanta energia e força".

João - É o mais baixo o que fez como que se juntasse ao grupo na primeira aventura. É um grande admirador de animais, em especial o Faial, um pastor alemão muito inteligente e bem treinado que defende o dono e os amigos. Vive com a sua avó, numa casa com jardim. Os seus pais trabalham na Alemanha e aparecem no livro Uma Aventura entre Douro e Minho.


A colecção foi bem aceite e muitos devoraram e seguiram fielmente as autoras. Confesso que não foi o meu caso, li alguns mas nunca me prenderam como os do Cinco haviam prendido. A prova do sucesso foi que a dada altura foi produzida uma série televisiva e foram feitos até alguns filmes.

Qual o vosso livro favorito?













Enviar um comentário Blogger