0

Os Ricos e os Pobres pode ter sido mais uma versão do clássico de Mark Twain, O Príncipe e o Pobre, mas esta comédia de John Landis é muito mais que isso, e muito graças a duas interpretações fantásticas pela parte de Eddie Murphy e Dan Aykroyd. Um filme bastante divertido e extremamente bem escrito, que aproveitou o elenco que teve à sua disposição e tornou-se um clássico moderno.

Lançado em 1881, O Príncipe e o Pobre de Mark Twain mostrava-nos o que podia acontecer a duas pessoas que trocassem de vida, e o filme Trading Places (Trocando as botas no Brasil e Ricos e os Pobres em Portugal) de 1983 utilizava essa presmissa, mostrando como alguém nascido em berço de ouro reagiria a ter que viver em extrema pobreza, e como um vigarista que vivia na pobreza iria agir se subitamente ficasse com a vida organizada e cheio de dinheiro.

Com um elenco de onde Eddie Murphy e Dan Aykroyd se destacavam, podíamos ainda o talento de actores como Jamie Lee Curtis, Don Ameche, Ralph Bellammy ou Denholm Elliott. Os dois veteranos estiveram muito bem como dois irmãos ricos, avarentos e sacanas, enquanto que Curtis dando ainda os seus primeiros passos, aguentou-se muito bem como a jovem prostituta que acaba por ajudar um dos protagonistas.

Ambientado em Wall Street, víamos como dois ricalhaços decidiram mudar a vida de duas pessoas, fazendo uma aposta em que um dos seus correctores (Aykroyd) não se iria aguentar bem se de repente fosse acusado de alguns crimes e colocado na rua, e como um vagabundo vigarista (Murphy) iria continuar a ser ladrão e vigarista mesmo que ficasse rico e com uma boa casa e vida.

Podemos nos rir com as diferentes peripécias e apreciar tudo o que acontecia à margem da história principal, como as atitudes do pobre mordomo que é arrastado para esta experiência e ainda a tentativa dos irmãos em roubar um relatório governamental para ficarem ainda mais ricos e como isso acaba por unir os dois protagonistas que enriquecem com esse esquema e deixam os velhos na miséria.

Ambientado no Natal e Ano Novo, pode ser considerado um clássico dessas duas datas, e um filme que todos devem ver.














Enviar um comentário Blogger