0

O filme Gremlins foi uma das maiores febres de merchandising dos anos 80, apresentando animais de aspecto fofinho e outros mais aterradores, numa película de Natal que misturava terror e comédia. Com a produção de Spielberg, foi um dos maiores sucessos de bilheteira de 1984 e aquele que lançou a carreira do realizador Joe Dante.

Escrito por Chris Colombus, o filme sabia balançar momentos dramáticos com outros de terror, apresentado quase sempre com pitadas de humor negro e por vezes com alguma violência (a única crítica feita a esta história). Howie Mandel era a voz de Gizmo, o Mogwai que origina isto tudo, e Zach Galligan e Phoebe Cates os actores de carne e osso que dão vida ao casal protagonista.

Rand Peltzer ( Hoyt Axton) era um inventor fracassado que queria dar um presente de Natal único para o seu filho, Billy (Zach). Para isso entra em uma loja de artigos chineses onde encontra um Mogwai, um bichinho de aspecto super fofo. Só que ter um Mogwai envolvia muitas responsabilidades e o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum. Entretanto, o neto do ancião o vende por 200 dólares e diz as regras essenciais para ter um Mogwai:

- Nunca colocá-lo diante da luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo;
- Nunca molhá-lo;
- E a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore.


O começo do filme mostra cenas cómicas das invenções fracassadas do pai do Billy, ao mesmo tempo que vemos como está num trabalho onde é mal tratado e que apesar do mistério todo em torno do bicho, ele o chama de Gizmo e vivem cenas de grande ternura que nem nos fazia desconfiar do que vinha aí.

Quando o Mogwai é molhado acidentalmente, ele se multiplica assustadoramente dando origem a novos Mogwais. Estes aparentam ter mais malícia que Gizmo e enganam Billy para serem alimentados após a meia-noite, transformando-se em criaturas malignas chamadas de Gremlins. Entre eles há um que possui uma cabeleira na cabeça e que se destaca dos outros, provando ser o líder.

Eles atacam Billy e sua mãe que se conseguem safar de uma forma ou de outra, incluindo a cena mítica de colocar um animal dentro de um micro ondas e o destruindo ligando o mesmo. O líder escapa e vai para uma piscina onde se multiplica e lidera um exército que quase destrói a cidade. Torna-se divertido ver Billy e o seu vizinho a tentarem avisar os outros mas ninguém lhes ligava. As mortes que acontecem, ou acidentes, têm sempre uma pitada de comédia e o adolescente que ia ver este filme divertia-se bastante.

Lá os conseguem destruir com a luz do sol, e o velho Chinês volta para buscar Gizmo dizendo que a sociedade não está ainda pronta para eles. Em 1990 houve uma sequela, que falarei noutro dia. Quem mais é fã?











Enviar um comentário Blogger