0

Dona Xepa foi uma novela da Globo, baseada numa peça de teatro com o mesmo nome e transmitida pela RTP no começo da década de 80. Teve algum sucesso mas não se livrou de algumas críticas, pelo ritmo lento dos episódios e a duração da mesma.

Foi em 1953 a primeira apresentação da peça Dona Xepa, que também foi apresentada em Portugal pela companhia teatral original, para além de ter sido alvo de adaptação por actores Portugueses nas décadas de 70 e 80, tanto no teatro como na TV.

Em 1977 estreou na Rede Globo a novela Dona Xepa, que passou na RTP entre Setembro de 1980 e Fevereiro de 1981. Teve uma revista dedicada a ela, e era motivo de capa na TV Guia e destaque no jornal Sete em diversas ocasiões.

Yara Cortes dava vida a Carlota Pires da Costa, conhecida como Dona Xepa, que cuidava dos seus dois filhos depois do marido a ter abandonado, trabalhando numa barraca de legumes nas feiras da zona sul carioca. O filho queria ser escritor e a filha ansiava por entrar na vida da alta sociedade, entre algumas peripécias, o filho concretiza o seu sonho e escreve uma peça a retratar a vida da sua mãe.

Uma curiosidade interessante é que foi num intervalo de um dos episódios que Raul Durão nos comunicou da morte do Primeiro Ministro Francisco Sá Carneiro.

Em 2013 houve uma nova adaptação televisiva no Brasil.















Enviar um comentário Blogger