0

Voltar às séries Portuguesas dos anos 90, para relembrar uma que tinha sotaque do Norte, e era feita e produzida no Norte do país. Os Andrades teve algum sucesso e teve direito a duas temporadas, transmitidas pela RTP na segunda metade da década de 90.

A primeira temporada de Os Andrades foi para o ar em 1994, transmitida no verão desse ano a seguir ao Jornal da Tarde e teve algum sucesso, sendo repetida no ano seguinte ao final da tarde e com uma segunda temporada em 1997. Produzida no Porto pelos estúdios da RTP, com textos da autoria de Álvaro de Magalhães e Manuel António Pina, foi filmada no bairro António Aroso, junto ao Parque da Cidade, mostrando as desventuras de uma família tripeira.

Marcial (Mário Moutinho), era um funcionário público caixa de óculos pacato que adorava o seu FCP, era casado com Rosário (Arlete de Sousa), uma modista e típica dona de casa que sofria com as zangas entre a sua mãe e seu marido. Zulmira (Maria Dulce), era a mãe de Rosário, sempre mal humorada e a chamar o seu genro de paspalho, ajudando a tomar conta dos filhos do casal,  Lila (Andrea Oliveira) e Zezé (Manuel Cardoso), ela a típica adolescente e ele um miúdo pequeno que só queria brincar.

No elenco secundário tínhamos Idalino (Jorge Pinto), o melhor amigo de Marcial, e a intrometida e fofoqueira vizinha Conceição (Emília Silvestre), para além de ocasionais presenças de Luísa Barbosa que era a escolha inicial para o papel de Zulmira. Mas achei Maria Dulce brilhante no papel, lembro-me de rir bem em alguns episódios, embora a qualidade tenha caído muito na segunda temporada.




















Enviar um comentário Blogger