0

Para além das revistas da Disney, os livros da Turma da Mônica fizeram parte da nossa infância, e um dos meus favoritos era o Pelezinho. Baseado no grande Pelé, mostravam um grupo de crianças bem divertido e interessante, e com aventuras diferentes do resto do núcleo Maurício de Sousa.

Em 1976 o criador Maurício de Sousa reúne-se com o astro do futebol Pelé, e ambos acham que seria uma boa ideia lançar uma revista com o futebol em destaque e com o jogador como protagonista. Começa então a sair em tiras de jornal as aventuras do Pelezinho, mostrando a infância do craque e em 1977 sai então a primeira revista pela Editora Abril, mantendo-se nas bancas até 1986.

A criação de tudo não foi fácil, Pelé pensava num personagem à sua semelhança, quando ele ainda jogava e estava no Cosmos de Nova York. Mas Maurício queria, e achava, que um personagem criança atingiria uma faixa de público importante para a perpetuação de sua marca-imagem. Com todas as possibilidades de fabulações e mensagens bem humoradas e positivas que os quadrinhos infantis permitem. O próprio autor refere isto, das dificuldades que tinha e que levava a viagens constantes em Nova Iorque, onde só conseguiu o que queria quando ele rabiscou o Pelezinho, e pediu ao futebolista para mostrar aos seus filhos.

Foi um sucesso e o astro assim acedeu, reunindo-se mais vezes e contando histórias da sua infância e dos seus amigos da altura para o Maurício criar a turminha. A sua primeira namoradinha, Neuzinha Saka, o frangueiro Frangão, a Samira, dos quibes, a Bonga namoradeira, o perna de pau Cana Braba Ou seu fiel cãozinho Rex, que ajudava até a cavar o buraco para as traves. até exista uma turma rival com um invejoso do talento de Pelé.

Fora do núcleo duro das personagens de Maurício, foi o primeiro a ter assim revista própria e a sua turminha de apoio foi muito bem aceite por todos. Além da revista mensal, a editora lançava também almanaques, algo que chegou ao fim quando as criações de Maurício passaram para a Editora Globo, que descontinuou a mensal e publicou apenas alguns almanaques.












Enviar um comentário Blogger