0

Foi um dos jogadores mais marcantes do final da década de 90, um avançado possante que marcou golos em alguns dos mais importantes campeonatos europeus. Patrick Kluivert assinou assim o nome na história do futebol, e recordar aqui parte da sua carreira.

Patrick Stephan Kluivert nasceu a 1 de Julho de 1975, em Amsterdão na Holanda, começando desde cedo a dar nas vistas por causa da sua altura imponente, e o facto de ter um bom domínio de bola, conseguindo-a controlar logo ao primeiro toque. Começou nas camadas jovens do Ajax, subindo para a equipe principal em 1994, onde ficou até 1997, marcando 39 golos em 70 jogos.

Venceu a Liga dos Campeões pelo clube Holandês, fazendo parte da geração de ouro do Ajax, destacando-se numa equipa com nomes como Seedorf ou Davids. Assinou pelo AC Milão em 1997, ficando no clube Italiano apenas uma temporada, indo em 1998 para o Barcelona, formando uma dupla imbatível com Rivaldo, que o levou a ser o 6º melhor marcador da história do clube, com 90 golos em 4 temporadas.

Pela selecção do seu país esteve sempre a bom nível, levando a Laranja Mecânica a duas semi finais, caindo nas duas ocasiões nas grande penalidades. Em 2004 assinou pelo Newcastle, onde se exibiu a bom nível mas não convenceu os responsáveis do clube, ficando somente uma temporada. Fustigado pelas lesões, seguiram-se três anos em três países diferentes, jogando pelo Valência, PSV e Lille.

Enveredou pela carreira de treinador, onde ainda continua, depois de começar a carreira como adjunto.













Enviar um comentário Blogger