... do Patrick Kluivert - Ainda sou do tempo

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

... do Patrick Kluivert


Foi um dos jogadores mais marcantes do final da década de 90, um avançado possante que marcou golos em alguns dos mais importantes campeonatos europeus. Patrick Kluivert assinou assim o nome na história do futebol, e recordar aqui parte da sua carreira.

Patrick Stephan Kluivert nasceu a 1 de Julho de 1975, em Amsterdão na Holanda, começando desde cedo a dar nas vistas por causa da sua altura imponente, e o facto de ter um bom domínio de bola, conseguindo-a controlar logo ao primeiro toque. Começou nas camadas jovens do Ajax, subindo para a equipe principal em 1994, onde ficou até 1997, marcando 39 golos em 70 jogos.

Venceu a Liga dos Campeões pelo clube Holandês, fazendo parte da geração de ouro do Ajax, destacando-se numa equipa com nomes como Seedorf ou Davids. Assinou pelo AC Milão em 1997, ficando no clube Italiano apenas uma temporada, indo em 1998 para o Barcelona, formando uma dupla imbatível com Rivaldo, que o levou a ser o 6º melhor marcador da história do clube, com 90 golos em 4 temporadas.

Pela selecção do seu país esteve sempre a bom nível, levando a Laranja Mecânica a duas semi finais, caindo nas duas ocasiões nas grande penalidades. Em 2004 assinou pelo Newcastle, onde se exibiu a bom nível mas não convenceu os responsáveis do clube, ficando somente uma temporada. Fustigado pelas lesões, seguiram-se três anos em três países diferentes, jogando pelo Valência, PSV e Lille.

Enveredou pela carreira de treinador, onde ainda continua, depois de começar a carreira como adjunto.