0

Jogador Africano de grande qualidade que passou pelo nosso país, embora sem grande glória, Hadji jogou no Sporting numa altura conturbada do clube, indo depois mostrar a sua qualidade por Espanha e França.

Mustapha Hadji nasceu a 16 de Novembro de 1971 em Marrocos, emigrando muito cedo para França, onde começou a jogar profissionalmente no Nancy em 1991. Foram 5 épocas onde mostrou inegável qualidade, jogando a extremo direito ou no centro do terreno a nº 10, marcando 31 golos em 124 jogos, sendo chamado à selecção de Marrocos, depois de se ter recusado a jogar pela francesa.

Chegou ao Sporting de Robert Waseige em 1996, marcando logo no seu primeiro jogo oficial frente ao Sporting Espinho. Começou a afirmar-se no 11 titular na posição de nº10, a direita é de Pedro Barbosa, com a raça com que encarava os jogos, e a sua qualidade dentro de campo. Quando Octávio Machado pegou na equipa, seu lugar continuou seguro e na temporada seguinte foi a estreia na Champions League.


Em 1996/97 viveu uma época conturbada, com o clube a ter 4 treinadores, constantes processos disciplinares e fracas exibições dentro de campo, onde Hadji era quase sempre a excepção. Foi por isso normal que pedisse um aumento de salário, pedido esse rejeitado pelos dirigentes do clube, fazendo com que ele saísse para o Deportivo da Corunha, em Espanha.

Saindo no mercado de Inverno, fez o final de temporada a bom nível, sendo eleito o melhor jogador Africano de 1998, e sendo titular por Marrocos no mundial de França. A época seguunte correu mal devido a uma lesão, indo para Inglaterra em 1999 onde alinhou pelo Coventry por 2 temporadas.

Jogou ainda duas épocas no Aston Villa, onde as coisas não lhe correram de feição, fazendo poucos jogos e poucos golos, voltando para Espanha onde alinhou pelo Espanhol. Em 2004 foi para os Emirados Árabes Unidos, terminando a sua carreira anos depois no Luxemburgo em 2010, não sem antes ter passado pela segunda divisão Alemã.

 Foi considerado um dos 50 melhores jogadores Africanos de todos os tempos, estando neste momento como treinador adjunto da selecção de Marrocos. Gostei da sua passagem pelo Sporting, apesar de ter tido azar na sua estadia.










Enviar um comentário Blogger