0

Foi o filme que catapultou a carreira de Eddie Murphy para os píncaros, tornando-o um dos actores mais desejados da indústria. O Caça Polícias tinha acção e comédia numa mistura interessante que fez dele um grande sucesso de bilheteira.

Beverly Hills Cop (Tira da Pesada no Brasil e Caça Polícias em Portugal) foi um filme de acção-comédia de 1984, dirigido por Martin Brest, produzido por Don Simpson e Jerry Bruckheimer e com Eddie Murphy no principal papel. Sylvester Stallone era para protagonizar a película, mas a escolha acabou por recair em Murphy (o filme Cobra utiliza ideias do actor).

Murphy era Axel Foley, um detective de Detroit que era conhecido pela sua rebeldia, um dia vê-se envolvido numa confusão que resulta na morte de um grande amigo. Isso faz com que Axel tenha que viajar para Beverly Hills, criando logo alguma confusão devido a ser alguém mais simples e urbano, ao contrário da vida espalhafatosa naquela cidade.

Lá fica sob a vigilância de dois detectives, a quem ele faz a vida negra, Billy Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton). A banana no tubo de escape, ou a cena no bar de strip ficaram na memória de todos, e depois de algumas peripécias consegue capturar o seu suspeito e ficar até amigo do chefe da esquadra de lá, interpretado por Ronny Cox.

As falas de Murphy eram quase todas improvisadas, isso dava azo a alguns momentos em que se percebia que os outros actores queriam controlar o riso com o que ele dizia. A banda sonora ajudou também ao êxito de Caça Polícias, sendo por isso normal que aparecesse uma sequela em 1987. Nesta segunda parte, Foley vai ajudar os seus amigos a resolver um crime, depois de saber que um deles tinha sido alvejado.


Com a loura Brigitte Nielsen no papel de uma das vilãs, num filme que manteve a mesma fórmula de misturar alguma acção com as tiradas cómicas de Foley. Não foi tão bem recebido pela crítica, mas foi na mesma um sucesso de bilheteira, mesmo fazendo menos dinheiro que o original.

Caça Polícias II teve a mesma dupla de produtores, e Tony Scott na direcção, e o filme fez dinheiro o suficiente para que fosse feito um terceiro em 1994, sem a dupla de produtores e só com Murphy e Reinhold do elenco original, esta terceira parte foi dirigida por John Landis.

Murphy já confessou ter-se arrependido desta terceira parte, para além de um fracasso na bilheteira, o filme é muito fraco, com acção atabalhoada e humor muito fraco. Falou-se várias vezes de um quarto Caça Polícias, mas parece improvável.












Enviar um comentário Blogger