0

Muitos conhecem o nome Colin McRae dos jogos de sucesso para PC e consola, mas outros sabem que se trata de um dos pilotos campeões do Mundo de Rally. Recordar aqui um pouco o trajecto do piloto Escocês.

Colin Steele McRae nasceu a 5 de Agosto de 1968 na Escócia, começando desde cedo a entrar em provas de bicicletas, e aos 16 começou nas competições automobilísticas, dando nas vistas quando em 1986 entrou no Campeonato Escocês de Rally. Era um piloto rápido e que tornava as corridas mais excitantes pela sua forma de conduzir, vencendo esta competição em 1988.

Começou num Talbot Sunbeam, venceu ao volante de um Vauxhall Nova e indo depois para o Ford Sierra XR 4x4. Em 1991 assinou pela Subaru, e pouco tempo depois começou a correr no campeonato mundial de rallys, prova que veio a conquistar em 1995, tornando-se o primeiro Britânico a conseguir isso e a ser o mais jovem de sempre, recorde que ainda se mantém.

Apesar de ter sido vice nos dois anos que se seguiram, ajudou a Subaru a conseguir o tricampeonato de construtores. No final da década de 90 tornou-se o piloto mais bem pago, ganhando 6 Milhões de Libras em 2 anos, quando assinou pela Ford. Apesar de ter começado logo com vitórias no Rally Safari e no de Portugal, problemas constantes no carro fizeram com que terminasse em 6º lugar no campeonato.

Ficou na equipa durante 4 anos, alternando resultados bons com alguns menos bons, e em 2003 assinou pela Citroën, onde não conseguiu atingi o patamar de outros tempos e acabou por se retirar, competindo ocasionalmente em outrras provas automobilísticas. Faleceu em 15 de Setembro de 2007, num acidente de helicóptero, que vitimou também dois amigos pessoais e o seu filho de cinco anos.

Em 1998 a Codemasters lançou um jogo com o seu nome, que teve enorme sucesso tanto na Playstation como no PC.














Enviar um comentário Blogger