0


Foi um dos livros da Disney mais populares dos anos 70 e 80, um manual que todos queriam ter para assim poder imitar os sobrinhos do Donald, quando estes encarnavam a pele de Escoteiros-Mrim e tinham resposta para quase todos os problemas, por isso recordo aqui hoje do Manual do Escoteiro-Mirim.

O Manual do Escoteiro-Mirim foi publicado pela Editora Abril em 1971,  baseado no  Manuale delle Giovani Marmotte, o livro capitalizava assim a popularidade que as personagens Huguinho, Luisinho e Zezinho tinham quando estavam na pele de Escoteiros-Mirins e ajudavam os seus tios Donald e Patinhas, tendo soluções para quase tudo no seu manual.

Foi o primeiro dos Manuais Disney publicados em brochura, que dava outro ar ao livro e fazia qualquer criança sentir-se um pouco mais importante com aquilo nas mãos. sendo por isso normal o sucesso que obteve dando origem a uma série de manuais das personagens mais populares, para além de uma reedição deste volume em 1978, dois anos depois de sair a segunda versão do Manual do Escoteiro-Mirim, com ilustrações de Giovani Batista Carpi e um ar mais dinâmico e moderno do que a sua primeira versão.



Aliás este segundo volume tenta chegar mais perto do público Brasileiro, moderando o texto e adaptando mais à realidade do país, continuando com as belas informações que o primeiro já trazia. Aprendíamos de tudo, desde cuidados com animais de estimação, acampamentos, leitura de mapas, trabalhos manuais, identificação de estrelas, filatelia, piratas famosos, moedas históricas e muito mais.

Ambas as edições foram reaproveitadas no superalmanaque do Escoteiro Mirim e na biblioteca do escoteiro-mrim, mas muita coisa do segundo volume não foi republicada e por isso hoje em dia ele é algo muito apetecível nos coleccionadores, especialmente por causa de coisas como o artigo de I Ching no final da obra.

O Supermanual do Escoteiro-Mirim, publicado pela Editora Abril em 1980, .era uma edição de luxo, com sobrecapa plástica com cadeado (as últimas páginas, pautadas, eram destinadas ao "Diário Secreto"), e tinha como brinde uma bússola de pulso.

Reúne a maior parte do conteúdo de três manuais Disney publicados anteriormente:
Manual do Escoteiro-Mirim (1971)
Magirama (Manual de Mágicas) (1975)
2º Manual do Escoteiro-Mirim (1976)


Já a A Biblioteca do Escoteiro-Mirim foi lançada pela editora brasileira Nova Cultural em 1985, sendo composta por 20 volumes em capa dura, compilando todos os manuais Disney produzidos pela Abril entre os anos 70 e 80. Os Manuais do Mickey, do Tio Patinhas, do Zé Carioca, da Vovó Donalda entre outros, era apresentado com algumas actualizações, distribuídos em secções temáticas de acordo com os manuais de origem.

Alguns exemplos: “Escoteiros em Ação” (Manual do Escoteiro-Mirim), “Inventos e Inventores” (Manual do Professor Pardal), “O Importante é Competir" (Manual dos Jogos Olímpicos).

A coleção era acompanhada de uma estante plástica. As lombadas dispostas na ordem certa formavam uma ilustração temática dos Escoteiros-Mirins, com Donald, Margarida, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Os textos abordando temas actuais eram apresentados na sua grande maioria por diálogos entre as personagens, o que fazia com que a criança demonstrasse outro interesse no que ali se apresentava.

Era um orgulho ter isto completo na estante, alguém por aí teve isto completo?














Enviar um comentário Blogger