0

Hoje recordo um filme que foi um sucesso do VHS, Em Busca do Vale Encantado. Foi daquelas poucas excepções aos filmes da Disney, um título que acabou por ser um filme de sucesso e que fazia as crianças verem vezes sem conta.

The Land Before Time (Em Busca do Vale Encantado) foi um filme de animação com a chancela Spielberg/Lucas  sendo lançado  pela Universal em 1988 e tornando-se um sucesso de bilheteira, chegando a ultrapassar o filme da Disney desse ano (Oliver e companhia), o mesmo acontecendo na venda e aluguer de k7 VHS.

Judy Freudberg e Tony Geiss escreveram a história, com Stu Krieger encarregue do argumento e Don Bluth da realização, estreando por cá em 1989 nos cinemas e tornando-se um sucesso de VHS nos anos seguintes sendo editado primeiro a versão em Português do Brasil e mais tarde uma no nosso Português.

Na história, vemos como os dinossauros passavam por tempos difíceis, sofrendo com a pouca vegetação e os terremotos constantes para além dos vulcões. Partiram então para o oeste em busca do vale encantado, uma terra de muita vegetação, onde todos os dinossauros podem viver em paz.

Os protagonistas eram: Pezinho, um pequeno apatossauro, que perde a sua mãe e encontra quatro novos amigos no caminho, Cera, um triceratopo, Patola, um saurolofo, Péti, um pteranodonte e Espigão, um estegossauro. Juntos, vivem grandes aventuras e terríveis obstáculos até encontrarem o vale encantado.

Steven Spielberg e George Lucas tiveram um papel importante na edição do filme, ajudando a atenuar alguns dos aspectos mais adultos da história, que mesmo assim manteve essa toada, mas não sendo tão sombrio e assustador como poderia ter ficado sem essa edição. Teve um grande êxito e originou doze sequelas directas para vídeo (sem a colaboração dos dois produtores) para além de uma série de TV e diversos produtos de merchandising.

Quem foi fã do filme?













Enviar um comentário Blogger